Vandré nunca foi ‘tudo isso’

geraldo vandre 750

Nesta semana as redes sociais reproduziram um evento onde o compositor Geraldo Vandré era o homenageado. Para quem não sabe, Geraldo é o autor de uma canção que, em 1968, se tornou hino da luta contra o regime militar: ‘Pra não dizer que falei de flores’. Por cinquenta anos pouco se ouviu sobre o cantor, o que gerou algumas conspirações sobre o quê a ditadura militar teria feito para calar sua voz.

O que se sabe é que naquela época ele se exilou no Uruguai, depois viveu em outros países, na América do Sul. A canção ‘(Caminhando) Pra não dizer que não falei de flores’ ficou censurada durante onze anos. Quando foi gravada, em 1979, saiu em compacto simples e tocava nas lojas de discos incessantemente, foi um sucesso.

Coincidiu com o início da Abertura, da volta dos exilados da ditadura ao Brasil, da Anistia. O refrão ‘vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer’, era ouvido nos aeroportos a cada pouso de um avião trazendo os exilados.

No evento em que reaparece para o público, criou-se uma expectativa de que ‘aquele’ cantor que defendia suas músicas de protestos nos festivais da canção, teria um comportamento que reafirmasse a ideologia que defendera naqueles tempos obscuros. Mas o que se viu foi um senhor subserviente às forças armadas, fazendo apologia aos tiranos fardados que torturaram e mataram estudantes, jornalistas e que mantinham a cultura sob censura.

Uma jovem presente ao evento estendeu uma faixa de apoio à vereadora Marielle Franco, executada há algumas semanas por discordar da intervenção militar no Rio e por denunciar práticas abusivas da polícia militar nas favelas. Pois bem, inacreditavelmente o próprio Vandré recolheu a faixa e expulsou a jovem do recinto com desaforos ditos ao ‘pé do ouvido’ da ativista.

Na verdade Geraldo Vandré nunca foi ‘isso tudo’, mas foi perseguido e a esquerda brasileira deve sim, reverencia à sua obra. A necessidade por novas formas de luta, levou a juventude a incorporar as frases da canção como instrumento de luta, criando um ‘mito' em torno de seu nome.

O que vivemos hoje, principalmente os moradores das periferias, cabe na definição da frase: ‘Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão’. Geraldo Vandré é um espectro que apareceu de dentro de um livro, um personagem que a história não crucificou, mas que tampouco transformou em algo consumível na geração que luta contra esse golpe que aí está.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS