Vida feliz: dias edificados sobre a rocha da verdade.

Semeando dias felizes

A mentira que alguém contar agora por quanto tempo perdurará? Vá lá, foi uma mentira bem contada, impactante, que causou boa impressão e até acreditaram... Mas, será só uma questão de tempo, pois a essência de toda mentira tem vida efêmera. Ou alguém acha que será eterna? Talvez até antes do próximo pôr do sol tudo estará esclarecido: a verdade virá à tona como, na água, uma boia cheia de ar. E todos os créditos obtidos antes, agora serão transformados em débitos, acrescidos de juros... Tentar fazer de uma mentira, verdade, é o mesmo que sob neves tentar esconder brasas: impossível.

Nenhuma mentira deve ser expressada pela boca daqueles que têm veneração cristã, compromisso com a família, respeito à sociedade e a si mesmo. Pois, ao ser desmascarado, como ficarão suas relações com Deus e os amigos? E como o serão os dias futuros, visto que as palavras do instante foram uma onda fugaz?

Não há como sustentar uma sequência de dias em altoastral lastreados em falácias. Toda mentira, por mais forte que seja é frágil como um sopro; já uma verdade, mesmo sutil, é poderosa como um tufão. Por conseguinte, dias afortunados, por um tempo infinito, são sustentados por atos e palavras esculpidas na rocha da verdade.

Em qualquer ambiente, e sob qualquer circunstância, use a oratória da verdade. Pode ser custosa, difícil, doída, mas o será uma única vez e seu efeito positivo irá repercutir para sempre!

A verdade, não importa o tempo, pessoa ou lugar, é qual uma coluna de concreto erguida sobre a rocha. Os ventos procelosos da mentira tentarão derrubá-la, mas ela permanecerá, firme, inabalável, hoje, amanhã e por todo o porvir!

 

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Semeando Dias Felizes. Reflexões Filosóficas – Completo”

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS