O nascimento existencial

Os estudos longitudinais da personalidade, os que acompanham as crianças do nascimento por vários anos, apontam às seguintes características: para entende-las com facilidade vamos seguir o exemplo de gêmeos.
Esses estudos perceberam diferenças de comportamento entre as crianças. Às vezes uma é alegre e vive sorrindo; a outra é séria e pouco se relaciona. Essas características são constitutivas da própria criança e influencia o próximo passo.
Os adultos se relacionam com essas duas crianças e reforçam esses comportamentos. Por anos essas crianças escutarão “Sempre foi alegre, desde pequena já sorria.” ou “Você sempre foi muito sério”. Também escutam críticas, “Assim alegre! Tem que tomar cuidado, pois pessoas maldosas irão se aproveitar”. E escutam orientação de mudança: “Você não precisa ser tão sério, procure ser simpático”.
Existe o contexto regional; este vai além da família. São os discursos que as crianças escutarão na escola, dos vizinhos, e das demais pessoas onde foram criados: “Quem nasce nessa cidade é uma pessoa de tal característica.” ou “Aqui é região de pessoas com determinada ação”. De maneira pouco percebida esse contexto é constante e presente na formação da personalidade.
Os pais que passam seus valores de origem, suas expectativas e planos. O carinho, o amor e as orientações. Bem como o desprezo, a raiva e as desaprovações no decorrer do convívio familiar.
Mas é a própria criança o principal elemento nessa história. O protagonista da sua vida. Pois é ela, alienada ou não que escolhe o que fazer de si própria a partir da educação que lhe deram. Apesar de apresentar características constitutivas da personalidade, é ela que escolhe seu uso. Bem como dos valores, discursos e orientação que escutaram. Isso se chama nascimento existencial. Pois somos nós que escolhemos ser o que queremos. O mundo influencia, mas somos os responsáveis pelo que escolhemos.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS