“Liah Soares – ao vivo no Theatro da Paz” é o título do novo projeto da cantora revelação do The Voice Brasil. Um DVD gravado na “casa” da artista, que com origem paraense tem Belém como sua segunda cidade natal. Nascida em Tucuruí, cidade no sudoeste do Pará, Liah Soares conta como foi a escolha do local da gravação – “Viajamos pelo Brasil, pelo mundo, mas o Pará tem uma energia diferente e especial, é lá que me lembro como nasceram meus sonhos,  minha cultura, minha raiz. O cenário para meu primeiro DVD não poderia ser outro que não o Theatro da Paz”.
Gravado em outubro de 2014, o primeiro DVD da carreira já foi produzido em grande estilo. Com direção do renomado argentino Christian Valente, responsável por diversos projetos lançados pela Som Livre, Warner, Universal, e direção musical de Liah Soares em parceria com Luiz Pardal e Jacinto Kawage, o projeto é dividido em quatro momentos que pontuam a sonoridade de Liah – pop, baladas, latino/caribenho e regional (Carimbó). Um verdadeiro balaio musical que explora toda a criatividade da música popular brasileira. Cenários, bailarinos e figurinos especiais completam a produção.
No cenário, o conceito natureza, com tons de verde e inspiração na Floresta Amazônica, foi responsável pelo resultado de belo contraste com o luxo do Theatro. Destaque também para a projeção no fundo do palco, simulando uma janela pro mundo de dentro do Theatro da Paz. Já o figurino, foi pensado pela própria Liah. Em busca da tradução de leveza e feminilidade da artista, roupas características para suas canções mais românticas; para os ritmos caribenhos, peças fluidas e macacão marcando a modernidade da parte pop do DVD. “As canções partem de mim, então fiquei muito imersa em todos os processos. O iluminador me perguntava o significado de cada canção, o que aquela música queria dizer. Naturalmente, tudo contou muito com meu toque”, disse a cantora.
No repertório, que mescla canções de sua autoria com alguns resultados em parceria, das 21 músicas interpretadas, 17 são próprias. Entre as mais especiais da noite de gravação estão: “O Som é o Sol”, canção mais recente e música de trabalho, em parceria com Guilherme Fiuza; “Desperdiçou”, que fez muito sucesso nas vozes de Sandy e Junior e Ivete Sangalo; “Tempo Perdido”, uma releitura de Renato Russo apresentada no The Voice, “Só Pensando em Você”, que ganhou vida com a dupla Rick & Renner, “Garotas Choram Demais”, que alcançou top 10 no Brasil; ”Grande Angular”, gravada por Maria Gadú e “Beijo de Hortelã”, cantada por Ivete Sangalo. Finalizando o trabalho, “Medley do Carimbó” chega para homenagear o local de origem da cantora. Mas o projeto também trouxe inéditas, como “El Guion”, de Totonho Villeroy, e “Gaia”, numa versão em espanhol. “Infelizmente tive que cortar várias músicas. “Após 4 discos e um EP, esse é meu primeiro DVD, então como critério segui o conceito do show gravando as de maior importância na minha carreira para coroar todo esse tempo de trabalho”, explicou a cantora.   
As participações especiais também foram um capítulo a parte nessa noite lendária para Liah Soares. Ivete Sangalo teve uma participação interativa pelo telão em gravação de “Beijo de Hortelã” com Liah Soares no estúdio; Padre Reginaldo Manzotti marcou presença em momento lúdico de homenagem ao Círio de Nazaré; e o rei do carimbó Pinduca subiu ao palco para cantar “Sinhá Pureza”; Luciano Pereyra, cantor argentino que chegou como participação internacional e Gabriel Grossi, gaitista que tocou no The Voice com a cantora na interpretação de “Asa Branca”.
Segundo Liah Soares, a gravação do DVD foi a realização de um sonho. “Participei de todos os processos até a gravação e quando me vi ali no palco do Theatro da Paz eu senti que esse dia havia chegado, no lugar e momento perfeito pra que meu DVD se realizasse” revelou.  
Liah Soares
Nascida em Tucuruí, cidade do sudoeste do Pará, Liah começou a cantar no coro da igreja com apenas três anos. Aos 11, ganhou do seu pai o primeiro violão e aos 12 sua canção “Ilha Verde” ficou entre as 24 melhores num dos maiores festivais de música do Pará, quando competiu com outros três mil candidatos.
Em 1999, já em São Paulo, suas composições ganham intérpretes famosos como a dupla Sandy e Junior que marcou carreira com “Desperdiçou” e “Nada é por Acaso”. Ivan Lins, Maria Gadú e Ivete Sangalo são outros nomes que gravaram Liah Soares. Sua voz chegou ao grande público com as baladas "Garotas Choram Demais" (primeiro single a tocar nas rádios do país) e "Poesia e Paixão”, quando veio o convite do cantor italiano Tizziano Ferro para o duo na música “Sere Nere”, pela EMI.

Em 2008, lançou o CD "Livre", com a música “Eu não vou deixar você tão só”, da trilha sonora da novela Três irmãs da TV Globo, e “Quatro Cantos”, que tem a participação do mestre Ivan Lins na faixa 06 – “Casa Vazia”. Liahparticipou de coletâneas de discos como: “Elas cantam Paul McCartney”e “Elas cantam Roberto Carlos”, que teve ainda as participações de Hebe Camargo, Alcione, Zizi Possi, Ana Carolina, entre outras personalidades. No ano de 2009, participou de “Tributo a Cazuza”.

No ano de 2011, Liah recebeu o prêmio “Special Prize” no Festival Internacional de Loopstation na Alemanha. Ainda em 2011 e também em 2010, foi primeiro lugar na edição brasileira do mesmo festival.

Já em 2013, em "Um Barzinho, um violão", projeto que conta com nomes como Alexandre Pires, Ivete Sangalo, Paula Fernandes, Sandy, Chitãozinho e Chororó, entre outros, mostrou toda sua técnica no loop, interpretando a música "Flagra".

Porém, mesmo com três discos gravados e melodias em trilhas sonoras de novelas resolveu participar da primeira edição do programa 'The Voice Brasil', em 2012, ficando entre as finalistas. Da inscrição até seu último dia no reality, conquistou respeito do público e de mestres como Ivan Lins e Milton Nascimento, em especial com a sua versão de "Asa Branca", usando apenas sua voz acompanhada da gaita do renomado instrumentista Gabriel Grossi.

Mércia Machado
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS