DILMA = AÉCIO

Vemos, mais uma vez, a reedição do falso plebiscito entre PT e PSDB. Falso porque por mais que os monopólios de imprensa e a “intelectualidade” amestrada paga a peso de ouro por um e outro bando tente mostrar qualquer diferença entre as forças políticas que as candidaturas de Dilma e Aécio representam, não há de fato nenhuma diferença essencial entre elas –e há mesmo poucas diferenças quanto ao que não é essencial. 

A chantagem a respeito do “voto útil”, ou do voto “contra a direita” feita por um PT desesperado de perder os altos postos na máquina estatal não pode esconder a realidade de que esse partido governou sempre com e para os latifundiários, os banqueiros, as grandes empreiteiras e o imperialismo –e se os trabalhadores são cada vez mais resistentes a embarcar no antes todo-poderoso lulismo, não é por outra razão senão essa.

É verdade que o PSDB privatizou setores estratégicos de nossa economia –e em uma década o governo petista não reviu essas privatizações, nem mesmo investigou o mar de lama que as encobre, porque seguiu privatizando nosso solo, subsolo e espaço aéreo. Ou não foram recentemente privatizados, com a desculpa de “modernização”, portos e aeroportos, além de rodovias, e leiloado para as grandes companhias européias e norte-americanas nosso petróleo, enquanto o mercado interno continua tendo de pagar um dos preços mais caros pela gasolina de todas as Américas?

Dilma fala que Aécio nomeará Armínio Fraga para o ministério da Fazenda. Ora, o primeiro membro do governo anunciado por Lula ainda em 2002, em Washington, foi Henrique Meirelles, para a presidência do Banco Central –peessedebista e chigaco-boy de carteirinha.

Enquanto essas linhas são escritas, o Exército brasileiro segue ocupando o complexo de favelas da Maré, como anteriormente ocupara o complexo do Alemão e a Providência, colocando em prática o que aprendeu em termos de genocídio e repressão na mais de década que mantém suas botas em solo haitiano.

Por falar em Exército, a comissão da meia verdade chega ao fim de seus trabalhos com pouquíssimos resultados, além da confirmação de fatos que já eram de domínio público. Nenhum torturador foi pra cadeia e, ademais, os arquivos secretos e ultra-secretos do período do gerenciamento militar (obviamente os mais importantes do ponto de vista político e histórico) foram mantidos trancados a sete chaves.

No campo aumentou a concentração fundiária, o Brasil regrediu à condição de nação “essencialmente agrícola”, e inevitavelmente a contrapartida disso foi o assassinato inclemente de lideranças da luta pela terra e dos povos indígenas. Na base aliada da candidata pretensamente “de esquerda” estão as oligarquias Sarney, Barbalho, Collor e Calheiros. A boquirrota Kátia Abreu, senadora do PMDB por Tocantins e líder da famigerada e assassina bancada ruralista, também é base do governo.

Quem escreve estas linhas teve a casa revirada na véspera da final da Copa do Mundo, teve de passar 12 dias na clandestinidade e responde atualmente um processo –junto com mais de 20 companheiros/as -por ter participado da luta contra a farra da FIFA, apelidada pelo próprio PT e a sua sucursal PC do B como a “Copa das Copas”. Em termos de remoções, assassinatos e repressão pode realmente ter sido. Seu caráter antipovo e o merecido rechaço à sua realização fica nítido pelo fato de nenhum candidato fazer sequer menção à sua realização.

No Rio, as criminosas UPP’s, que hoje ruem sob a pressão da revolta popular, resultante do assassinato sistemático de Amarildos, DG’s e tantos outros, foram inauguradas com discurso de Lula e apontadas como exemplo para o Brasil. Citamos abaixo discurso do operário padrão e fura-greves Luis Inácio cometido a 07/10/2010, ao fim do seu segundo mandato, sobre esse tema: 

“O Rio de Janeiro não aparece mais nas primeiras páginas dos jornais pela bandidagem. O governo fez da favela do Rio um lugar de paz. Antes, o povo tinha medo da polícia, que só subia para bater. Agora a polícia bate em quem tem que bater, protege o cidadão, leva cultura, educação e decência”. 

Certamente a polícia do Rio de Janeiro, a que mais mata no Brasil, bate em quem tem que bater –exatamente como há um ano atrás, quando espancou professores em greve em frente à Câmara Municipal. 

Dilma e Aécio são, ambos, de direita. O único retrocesso nessa eleição seria se o voto em alguma candidatura fosse visto como a “salvação da pátria”, quando o pleito não passa de um jogo de cartas marcadas onde se revezam –ou não –aqueles que vão ter o direito de extorquir e reprimir o povo nos anos vindouros. Os números do boicote, entretanto, foram retumbantes (40 milhões no primeiro turno) e nada indica que baixarão. Ganhe quem ganhar, grandes batalhas virão.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS