O SERPENTUÁRIO TUCANO

O fato da bancada do JORNAL NACIONAL ter-se transformado em comitê eleitoral do PSDB, não significa que o partido vá vencer as eleições presidenciais deste ano. Nem os artigos pífios de Eliane Catanhede na FOLHA DE SÃO PAULO. Nesse jornal você lê, quando tem estômago, o que escreve a assessora de José Serra e nas páginas à frente encontra Jânio de Freitas restabelecendo a lucidez e o brilho do jornalismo.
O jingle de campanha do governador Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, exclui o nome de Aécio Neves, candidato do partido a presidente. O aeroporto privado de Cláudio, construído com dinheiro público, o de Montezuma, para favorecer negócios de uma empresa do ex-governador de Minas e sua irmã, pesam e são como pedras levando a candidatura presidencial ao fundo.
O “vamos conversar” de Aécio termina quando as perguntas são incômodas e a expressão para isso é simples. “Assunto encerrado”. Não há conversa, imagina estar em Minas Gerais, onde comprou a mídia e deita rola com distorções, omissões e mentiras.
O ninho tucano é um serpentuário e tem José Serra pronto para o “sacrifício” de uma candidatura presidencial, caso Aécio perceba suas impossibilidades, ou seja forçado a renunciar à candidatura diante de um quadro cada vez pior e numa certa medida aterrador.
Quem não conhecia Aécio já está chegando à conclusão que, cada vez que o candidato abre a boca, espanta milhares de eleitores. É bem mais que um desmiolado, ou é um desmiolado por conta de drogas, corrupção em que é réu num processo no Tribunal de Justiça de Minas, por desvio de verbas da saúde, ou pelas bebedeiras nos bares do Leblon, seja dirigindo com carteira vencida e para lá de Bagdá.
Não adiantam nem os esforços e esgares de um pulha chamado Arnaldo Jabor. Sua opinião não vale um centavo depois de preconizar um “vexame” na Copa do Mundo. No duro mesmo, mistura torcida com opinião jornalística e aí vai para o brejo. Sonha ser Paulo Francis, mas nem nas fraldas está.
E nem tem como chegar. Fez um ou outro filme de sucesso, mas como ator é um desastre, caricatura de um canastrão.
Serra tem que apressar o girar da metralhadora para que Aécio perceba seu fracasso. Num determinado momento o seu plano pode virar suicídio e aí não interessa.
O plano”B” de Alckmin e Serra é a reeleição de Dilma Roussef, apostando num fenômeno chamado “fadiga do PT, em 2018 e a perspectiva de reentrar em cena glorioso e triunfal, como princesa Anastácia a esquecida (Aécio retirou-a dos escombros da história), mas original.
Os dois, Serra e Alckmin são aliados até as eleições, depois não. Vão se picar no serpentuário tucano, vai emergir aquele cujo veneno for mais forte e mais rápido e decisivo.
Sabem que Marina, pelo menos até agora, cometeu haraquiri na aliança com um descerebrado como Eduardo Campos e em 2018 será uma pálida lembrança, a despeito das voltas que a política dá, da incapacidade de montar sequer um partido.
E até a serpente maior, FHC, já se disse disposto a ser candidato. Seria ótimo, iria para o devido lugar que a história lhe reserva, o almoxarifado dos vultos negativos.
Nesse ninho de serpentes, Aécio é uma cobrinha inexpressiva, está sendo devorado e suas explosões públicas, ou suas jogadas de bandido de terceira categoria não estão resultando no que ele imaginava. Nem com as bruxarias de sua irmã Andréa.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS