POR QUE NÃO?

John Kerry, secretário de Estado norte-americano, não quer que Bashar Al Assad participe de um eventual processo de transição de governo da Síria. Já chega à Conferência de Paz com duas definições a priori. Ou seja, antes de qualquer conversa e antes de uma pauta definitiva, logo não quer paz.

Vladimir Putin tocou ao piano uma canção soviética cercado de estudantes que cantaram a música junto com o presidente. Quer o fim de guerra, quer Israel foram do conflito, direta ou indiretamente e quer o Irã, o maior aliado da Síria na região participando da Conferência.

O avião da delegação síria foi retido na Grécia com os eternos pretextos estúpidos dos vassalos norte-americanos,

Imaginar que o presidente Bashar Al Assad não possa ser parte de um processo político de paz na guerra civil deflagrada por mercenários armados por Israel, EUA e Arábia Saudita e excluir o Irã das negociações condena, a não ser que haja um milagre, toda e qualquer tentativa de paz ao fracasso.

Bashar Al Assad, ao contrário da mídia brasileira que o chama de ditador, é presidente eleito num país pluripartidário, onde ate o Partido Comunista tem assento no Parlamento.

Putin já percebeu que por trás de tudo isso existe um projeto maior, que ultrapassa o controle do Oriente Médio. O cerco à Rússia e os fatos que acontecem na Ucrânia mostram isso com clareza.

Desarmou os instintos bélicos de Barack Obama quando impediu, inclusive derrubando mísseis norte-americanos, que os EUA atacassem bases militares de Assad.

Kerry não quer sair da Conferência de Paz com o gosto amargo da derrota novamente. Pouco importa o que aconteça a Síria e aos sírios.

A Arábia Saudita, principal aliada dos EUA no Oriente Médio (além dos egípcios) já fala em comprar armas nucleares do Paquistão e nenhuma preocupação foi manifestada pelos defensores da paz em Washinton, já que a paz em qualquer canto do mundo para Obama e o complexo militar e industrial que controlam o país, é apenas figura de retórica em discursos vazios de uma antiga nação, hoje uma espécie de copo de leite que vai se dissolvendo vagarosamente.

Na quarta-feira mesmo, para não fugir à rotina, alguém entrou numa universidade, disparou vários tiros e matou pelo menos uma pessoa.

Obama já pediu conforto para a família da vítima. E que Deus proteja a América. Um dos mais importantes aliados dos mercenários na Síria é a Al Qaeda, em franca reconciliação com os norte-americanos.

Noutra ponta, o líder nazi/sionista de Israel, Benjamin Netanyahu promete para breve uma lição ao Hamas, partido político que venceu as eleições em Gaza e onde as pessoas morrem à míngua como consequência da insanidade terrorista de um cerco boçal promovido pelo governo de Israel.

Tudo isso coloca em risco o recente acordo sobre energia nuclear com o Irã. O discurso radical do país islâmico pode ser retomado e a Rússia é a grande aliada daquele país.

Putin tem o controle do seu país. Obama não apita nada no seu. É mero fantoche e aceita essa situação sem qualquer constrangimento. É um dos maiores blefes dos últimos tempos.

Não há como excluir Assad da Conferência, ou de qualquer fato que diga respeito à Síria, desconvidar o Irã  e tentar impor um governo que vai fragmentar o país, real desejo dos norte-americanos (como acontece na Líbia).

A intransigência com que norte-americanos chegam ao encontro e a arrogância vazia de John Kerry mostram isso.

Por que não incluir todos os participantes direto ou indiretos da guerra?

É discurso de quem não quer paz e Putin sabe disso.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS