Zé do Pedal chegará a Joannesburgo no "Dia de Helen Keller"

CHEGADA EM JOANESBURGO SERA DIA 1 DE JUNHO, NO MELROSE ARCH, AS 15:00 HORAS
ENDERECO: 1 MELROSE STREET, JOANESBURGO

“Evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada”. Helen Keller

           O ambientalista brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 52, chega a Joannesburgo no próximo dia 1º de junho, exatamente na data em que se comemora o “Dia de Helen Keller” e quando o Lions Clube, nos 205 paises nos quais está presente, comemorará o 42 aniversario de sua morte, uma mulher exemplo de perseverança. No total, somaram-se 17 mil quilômetros percorridos, rodados pela França, Espanha, Portugal, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo, Republica Democrática do Congo, Angola, Namíbia e , finalmente, África do Sul. A concretização do sonho do aventureiro está apenas a quatrocentos setenta quilômetros do destino final.
            Além de mais uma grande aventura de quem já pedalou por terras e águas, o objetivo principal da viagem é o de divulgar junto à comunidade internacional a campanha mundial do Lions Clube Internacional, "sigth first" (Visão Primeira), de combate à catarata e glaucoma, principalmente no trato de crianças menos favorecidas que apresentam esses males. Este compromisso ele cumpriu a cada quilômetro de sua jornada.
            Zé do Pedal se encontra na cidade de Kimberley (concentração da Seleção Uruguaia na primeira fase da Copa) onde foi recebido por membros do Lions Clube local, conferiu palestra na Newton Primary School, participou da reuniao do clube,  visitou as escola Re Tlameleng e Helen Bishop (patrocinadas pelo Lions Clube de Kimberley) para pessoas com necessidades especiais onde deu voltas com as crianças em seu kart a pedal, conheceu o Big Role (cratera aberta na terra para extração de diamantes) e sobrevoou a cidade, também  a convite  do clube.
O ambientalista sai de Kimberley pela Estrada N-12, passando por Warrenton, Christiana, Bloemhof, Wolmaransstad, Klerksdorp, Potchefstroom, Carletonville, Randfontein e finalmente Joanesburgo
Zé do Pedal reconheceu que sua viagem pela África não foi assim tão fácil.  Roubado na Espanha, contraiu malaria, por duas vezes, em Gana e Gabão. No Saara tinha que ter o cuidado com as minas anti-pessoal e percorrer longas distâncias no calor do deserto, às vezes, sem encontrar um lugar para dormir; na Costa do Marfim e na Republica Democrática do Congo, a incerteza gerada pelas guerras civil. E, ainda, na Nigéria, sofreu duas tentativas de assalto.
            Mas teve o lado positivo. Na jornada, Zé do Pedal foi surpreendido com a hospitalidade do povo africano. “Fiquei muito feliz com a receptividade. É um povo com característica idêntica a do brasileiro, principalmente na maneira de lidar com a adversidade”, admitiu.
            A história de Helen tem tudo a ver com o trabalho de Zé do pedal.   Nascida em Tuscumbia, Alabama, em 27 de junho de 1880 Helen Adams Keller foi escritora, conferencista e ativista social estadunidense. Filha do Capitão Arthur Keller Henley e Kate Adams Keller, nasceu com visão e audição plena.
            Helen foi uma mulher extraordinária e um dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Deficiente, que ficou cega e surda desde tenra idade, devido a uma doença - que os médicos na época chamou de "febre cerebral", enquanto os médicos modernos acho que pode ter sido a escarlatina ou meningite - superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século.
            Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn.
            Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.
            Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não parou de escrever.
            Através de suas viagens Helen e Anne, procurou uma nova maneira de viver através de suas conferências e vendendo suas obras de literatura. Em 1918, a demanda por suas obras tinha caído, mas elas continuaram a viagem com mais interesse. Mostrando as coisas surpreendentes Helen, compreendeu o significado da palavra "água". Naquele ano, Helen, Anne e John (o marido de Ana), mudaram-se para Forest Hill, em Nova York. Helen usou seu novo lar como o local para a angariação de fundos para a Fundação Americana para os Cegos.
            Helen Faleceu em, Westport, também nos Estados Unidos em 1º de junho de 1968.

Contato Zé do Pedal na África do Sul: 0027--716381332

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS