O REBATE – 75 ANOS DE COMPROMISSO COM A VERDADE

Esta semana o jornal O REBATE está completando 75 anos de sua re-fundação em Macaé, em 16 de abril de 1932, trazido do estado do Rio Grande do Sul. São décadas de compromisso com a verdade, com a boa informação, com os cidadãos da Macaé de então.

Eram mesmo tempos difíceis, a ditadura Vargas, o coronelismo enraizado na cultura escravocrata, a dificuldade de comunicação, as enormes distâncias até Campos de Goytacazes ou Niterói, a antiga capital do Estado.

Não era fácil escrever com agilidade e coragem naquelas máquinas de escrever e depois fazer a composição, letra por letra, para então imprimir e depois distribuir. Enfrentar as pressões, às vezes com ameaças pessoais. Muitas vezes foram agredidos os participantes da redação e o jornal sofreu depredações, boicotes e perseguições de toda ordem por não fazer o jogo sujo e mentiroso das elites dominantes. Sempre foi e será um jornal libertário.

Por muitos anos foi esse jornal que uniu os macaenses, rompendo o isolamento, em torno da informação. Divulgava seu comércio, os aniversários, formaturas, falecimentos, eventos e acontecimentos importantes na cidade e na Capital. E também a política e questões da prefeitura e governo do Estado.

As pessoas aguardavam ansiosas por sua chegada, cheio de novidades. Seções como “recadinho” eram muito concorridas. Iniciou vários namoros entre jovens casais.

É uma bela trajetória para um jornal que circula desde aquela época de ruas empoeiradas, do trem Niterói-Campos, da economia do café, dos pescadores e ferroviários.

Hoje, na economia do petróleo, na velocidade quase instantânea da informação, na multiplicidade de interesses econômicos e sociais, a cidade cresceu, teve sua população duplicada em uma década, abriga além dos nativos as mais variadas culturas, de diversos Estados e Países, daqueles que vem aqui viver ou trabalhar na complexa indústria do petróleo, que rege a economia local.

E o jornal, dinâmico e modernizado, acompanhou essas transformações sendo agora publicado na versão on-line (internet) com a abrangência mundial, levando Macaé aos quatro cantos do planeta e também trazendo as informações de todos os lugares para os que aqui habitam.

O REBATE mantém intacto seu compromisso democrático com os cidadãos, com as lutas populares. Mais que informativo é também opinativo. Não faz censura nem distinção política ou qualquer outra a seus articulistas. Seu editor-chefe, o jornalista e escritor José Milbs de Lacerda Gama, proprietário e diretor desde 1967, continua pautando o jornal e toda a equipe naqueles ideais que nortearam O REBATE em toda essa caminhada.

Tenho muito orgulho de estar participado dessa nova fase, dessa renovação, que foi a internet. É para nós um privilégio fazer parte dessa equipe e dessa diretoria comprometida com um jornalismo de qualidade, livre de influências políticas e deformações. Um jornal limpo, honesto com seus leitores. E dinâmico na sua nova forma, plural no espectro de opiniões e culturas de seus novos articulistas.

Parabéns ao O REBATE. Parabéns aos que participaram no passado, aos que o trouxeram até aqui. E parabéns aos que hoje o levam de encontro ao futuro.

Parabéns por sua luta, José Milbs de Lacerda Gama! Pois esse é o outro nome do jornal O REBATE.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS