Vantagens da conciliação

Na primeira audiência de todo processo, os juízes de direito sempre propõem às partes litigantes a possibilidade de conciliação. Ou seja, a substituição de um longo e custoso processo por um acordo permeado pelo bom senso. Os cidadãos têm o direito de aceitar ou não a proposta feita pelo magistrado, mas não há dúvida de que o entendimento é o melhor caminho.

No Brasil, ainda não há cultura ampla quanto à conciliação. Isto contribui para o imenso volume de processos judiciais. É um contrassenso, pois o entendimento é capaz de solucionar numerosas questões de família, trabalhistas e problemas em condomínios ou entre vizinhos, dentre outros processos e ações que atolam os tribunais de todo o País.

É importante salientar que a proposta de conciliação não precisa esperar a primeira audiência de um processo. Trata-se de iniciativa que pode ser adotada antes de se recorrer à Justiça, que referendará com agilidade o acordo prévio feito entre as partes. Deve-se, sempre, buscar orientação dos advogados quanto a essa possibilidade. Também é possível obter informações nos fóruns. Muitas comarcas têm serviços de orientação sobre o tema. Quanto mais se praticar a conciliação, mais avançada, pacífica e civilizada será a sociedade brasileira!

Assistência jurídica gratuita
Assistência jurídica é um direito constitucional. Por isso, as pessoas que não têm renda suficiente para contratar um advogado podem e devem procurar os serviços gratuitos disponíveis. Os principais provedores desse direito dos cidadãos são a Defensoria Pública, mantida pelos governos estaduais, e numerosos faculdades de Direito que mantêm serviços de atendimento à população de baixa renda.

Recibos de quitação
Todo prestador de serviços, como escolas particulares, empresas de telefonia, luz, gás, água e televisões por assinatura passam a ser obrigadas, por lei, a emitir recibos anuais de quitação das contas. Isto reduz imensa quantidade de papel nos arquivos das famílias. Trata-se de um direito a ser cobrado das operadoras que cumpram a determinação. 

Pacto pré-nupcial

Recomendação aos noivos: antes do casamento, devem convencionar, por meio de pacto ou contrato pré-nupcial, o regime ao qual pretendem submeter seu patrimônio. É importante que tenham consciência de que, na ausência desse documento prévio, o regime patrimonial determinado pela lei é o da comunhão parcial de bens, abrangendo apenas o que o casal adquirir após as núpcias.

Amaerj (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS