MINHA BELA DAMA JULIE ANDREWS- por LUIZ ZATAR C. TABAJARA

 1 de Outubro de 2007 nossa Noviça Rebelde ( foi a censura da ditadura militar quem colocou tal nome no filme por tal noviça ser tão desobediente ) Julie Andrews completou 72 anos pisando em solo terrestre, lugar que escolheu para o palco de sua vida.

Julie Andrews, a eterna fada boa que desce dos céus se eternizou pelo personagem de Disney, criação de Pamela L. Travers, também inglesa que só vendeu os direitos autorais para o criador de Mickey Mouse depois de seu contato com JULIE ANDREWS ( que segundo Pamela, tinha o nariz PERFEITO para sua personagem, uma versão de sua própria mãe, pois Pamela ficara orfã desde cedo e segundo ela, arte não foi feita para se vender! Apelos á parte, a atriz, saída de CAMELOT ( musical que Disney foi assistir ) e conhecida como a estrela maior da Broadway que no mesmo ano havia sido recusada por Jack Warner para interpretar Elisa dolittle na versão cinematográfica com a veterana atriz Audrey Hepburn. Jack depois disse que sua escolha baseou-se em que Julie não tinha feito nenhum filme antes e depois que ela não tinha nenhum apelo sexual.

 Pois o Destino fez juz a Miss Andrews que no mesmo ano após filmar MARY POPPINS e rodar em SALZBURG ( Disney levou  um copião de MARY POPPINS, antes do seu lançamento para o diretor ROBERT WISE que escalava a linda e loura namoradinha da America DORIS DAY, numa jogada  para tirar a Twenty Century Fox da Bancarrota, ou falência, pois assim que viram a babá mágica, que tornava num estalar de dedos todos os sonhos possíveis, não houve outra dúvida a não ser  assinar com Julie por 1 milhão de dólares ( na época o cachê máximo de uma estrela do quilate de Elizabeth Taylor ). Julie não só tirou a Twenty century Fox da falência como na festa da entrega do Oscar, o filme MARY POPPINS  concorria com o Musical mais famoso da História ( MY FAIR LADY ),  onde REX HARRISON, nosso MISTER HIGGINS e professor de fonética havia contracenado com a artista britânica. Quando Sidney Poitier abriu o lacre do envelope e disse O OSVAR VAI PARA... JULIE ANDREWS, por MARY POPPINS ( O único OSCAR por melhor filme que Disney receberia, pois até hoje é considerado como sua obra máxima, a presença do seu toque próprio e direção. ) Vale citar que o filme concorria com sua versão no cinema apara MY FAIR LADY, ou MINHA BELA DAMA, interpretada por AUDREY HEPBURN e que também concorria ao OSCAR e acabou não levando.

 Em Mary poppins Walt Disney se utilizou não só da imensa criatividade de seus estúdios como dos talentos dos 9 grandes diretores de arte e animação ( vale lembrar que ele foi animado pelos desenhistas de BRANCA DE NEVE, PINNOCHIO, FANTASIA, e foram criadas mais de 25 canções, para  os dois filmes ( exato! seriam 2 filmes e o segundo filme nunca chegou a ser realizado pela morte abrupta de WALT DISNEY em 1966. No entanto, algumas das canções foram utilizadas em BEDKNOBS AND BROOMSTICKS de 1971, com ANGELA LANSBURY  e DAVID TOMLISON, o pai da família Banks, do original MARY POPPINS. Vale citar que foram escritos 8 livros, e sim, Mary Poppins era mais que uma babá, uma fada, era na verdade como uma bruxa do bem, que hoje faz sucesso nos palcos Londrinos e até  na Broadway. Na época,  tentou-se  uma corrida para o cinema infantil de fantasia, onde transformaram REX HARRISON ( que contracenara com Miss Andrews na Broadway em My Fair Lady no excelente  Doctor Doolittle, musical que encantou muita gente  pelo ano de 1967/1968. Dick Van Dycke, o BERT, companheiro de MARY POPPINS foi parar num calhambeque voador, outro musical onde se esperava que uma sósia de Julie Andrews  pudesse substituir esta figura apaixonante que se tornou MARIA VON TRAPP, que deixa de ser noviça para ir cuidar de sete crianças na casa do Capitão, e, claro, termina não só conquistando o coração das criançasa irrascíveis como o próprio Christopher Plummer.

 Depois de The Sound of Music, só podemos lembrar de Julie cantando um score de tantas canções  como em VICTOR/VICTORIA, 1995, exatamente trinta anos depois.  Podemos escolher lembrar de Julie como a mulher do"  DO RE MI " , (canções também imortalizadas por MARY MARTIN;  A Noviça da versão de 1953 da Broadway. Sobre Mary Martin,  outra curiosidade,Mary Martin era a mãe do ator LARRY HAGMAN que viria a fazer o MAJOR NELSON em Jeannie é um Gênio, ou seja, parecia que havia uma certa efervêscencia de feiticeiras e gênias bondosas naquela época como nunca voltou a existir na história ).

Ao passar das décadas, Julie Andrews continua nos ensinando como lutar e lidar com as dificuldades da vida ( e seus percalços ) afinal, mesmo vítima de má prática médica onde foi afetada suas cordas vocais, vira e mexe ela reaparece em cena e basta cantarolar duas frases ou sussurrá-la para trazer de volta o que de melhor possa haver em nós e na raça humana. Que Julie Andrews possa nos encantar por muitos anos  ( ela aniversaria em 1 de outubro ) e em pleno cenário de violência, baixo astral e grossseria, com um pouco do açúcar dos seus olhos ela pode fazer qualquer remédio descer menos amargo em seu sorriso... 

Lição de vida? Spit, Spot! Diria Mary Poppins estalando os dedos e abrindo o guarda chuva, nos lançando um olhar meigo: A única coisa que vocês esqueceram foi de como se amar, talvez dissesse uma Julie Andrews cujo coração nunca envelhece.

Como Palmela Travers escreveu, haviam dois pássaros que iam visitar o quarto das crianças.- Um dia eles esquecerão da gente, disse um dos pássaros para o outro. Um dia esquecerão de nós dois.

 - E quando isso acontecerá? perguntou o outro.

- Nós saberemos! Quando isto acontecer eles terão crescido do dia para a noite e aí já não entenderão também a linguagem do vento ou das estrelas...

Ok, Julie, Let´s start at the very beginning... Nossos eternos Parabéns a quem nos dirigiu tanto amor! 

Afinal, nós ainda não te esquecemos bem como de sua voz: THE HILLS ARE ALIVE. Que nós nunca esquecemos da inocência!

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.            

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS