A natureza está mudando - os homens também...

Por que acontecem as tragédias que enlutam os brasileiros nos diferentes rincões – Norte, Centro e Sul do país?

Quer me parecer que todos sabem: culpa da poluição, da destruição ambiental que provoca inundações na caatinga, seca na Amazônia, ciclones no Sul, prenúncio de terremoto no Sudeste.

Nada disso!  Estou indagando pelos culpados: autoridades ambientais, cientistas espaciais, técnicos em meteorologia e governos que têm obrigação de alertar e prevenir a população que é pega com as calças na mão.

Parece que estamos embotados de pensamento.  Incapazes de raciocinar, quando o que nos ocorre parece tão claro: ausência de políticas públicas, falta de verbas que são desviadas, incapacidade e estupidez dos poderes e dos homens públicos que enxovalham nossa aviltada cidadania.

Os culpados são o vereador e o prefeito municipal; o deputado estadual e o governador; o senador e o Presidente da República.  Mas, por que ninguém faz nada contra eles?

Por que a juventude não pinta a cara outra vez e vai apedrejar o “Piranhão” do prefeito, clamando a renúncia?

Após o desastre da Dengue, das declarações infelizes sobre a epidemia que está matando os cariocas, dos hospitais sucateados e inoperantes, ele se mantém às turras com adversários poderosos, o governador do Rio incluído.  Até aqui, apesar das evidências de incompetência e omissão no cargo, ninguém demonstrou ânimo para cassar o prefeito César Maia.  Quem sabe, obstruir o portão da morada espetacular que ocupa, de onde dispara foguetório verbal aos pobres cidadãos desamparados por ele!

Imagine, por um momento, perder um filho para a Dengue:

- Você continuaria indiferente?

Quando o gás de pimenta não alcança nossos olhos, não sentimos a camisa de força em que nos meteram as autoridades (ir) responsáveis por nossa proteção.
E os impostos arrancados na marra, cada vez que cobram por qualquer coisa que temos de nosso – um cão ou um carro, por exemplo? 

Claro! Pagamos ração, remédios e, no caso do veículo, miríades de impostos embutidos nas taxas e no IPVA, passando por pedágios e combustíveis, covardemente em alta.

Somos os consumidores que mais pagam impostos no mundo!

Ironicamente, somos o povo mais enganado do universo...

Porém, ninguém grita mais alto quando uma câmera global foca um evento e dá uma puxada de saco no governo!

Por que ninguém tira proveito das câmeras ligadas nas ruas para xingar a excelência desgovernante?
Deveríamos protestar no momento em que algum colarinho branco divaga, em debates encomendados, sobre o lucro incomensurável dos bancos que pagam dividendos mensais abaixo de 1 por cento ao mês: é como conseguem lucros faraônicos com o nosso dinheiro minguado...

Enfim, as tempestades e os ciclones recentes que arrasaram populações de nortistas e sulistas humildes que perderam tudo, não têm culpa da devastação, porque são o que são e dizem ao que vieram.  Autoridades e técnicos do governo é que têm obrigação de informar antecipadamente aos cidadãos, para que tragédias iguais possam ser evitadas, senão, minimizadas.

A culpa da calamidade ambiental, os ciclones e as enchentes que jogam na lama o que as famílias conquistaram com privação e sacrifício, deve ser creditada aos governos municipal, estadual e federal que se locupletam, impunemente, com o dinheiro arrancado às parcelas mais sacrificadas da população.

Toni Marins, jornalista e escritor
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS