Remédios vencidos achados no Lixão

 No ultimo dia 16 de julho, pela manhã um vereador da cidade recebeu uma ligação anônima falando que havia visto uma pick-up jogando várias caixas de medicamentos fora e com tarjas do Governo Federal. A denúncia chegou até a promotoria, sendo que há um grave problema, pessoas vão na farmacinha do hospital e quase sempre a resposta é que não tem remédios, quando deram fé o ocorrido na cidade veio à tona.

As pessoas que jogaram os remédios fora, foram identificadas e convidadas a se apresentar na sala do Ministério Público. O Promotor de Justistiça Marcelo Fortuna procurou a procedência e porque jogaram fora. Os funcionários da secretaria de saúde alegaram que os medicamentos com validade vencida estavam sendo distribuídos para os postos de saúde já com a data de validade próxima do vencimento e como não foi procurado nos setores de saúde o destino era lixão. As pessoas que coletaram os medicamentos encontrados no lixão ficaram revoltadas, porque havia um grande numero de remédios para pressão alta, e os mais usados como captopril, enalapril, anticoncepcionais ciclo 21 e vários itens de medicamentos. Inclusive, os funcionários informaram que há um grande lote do ciclo 21 e se não forem pegos até novembro irão para o mato também. E todos serão incinerados.

O Governo guarda caixas de medicamentos quase vencidos que ficam estocadas na central de distribuição da Secretaria de Saúde em Goiânia e depois o caminho deles é o lixão enquanto muitos pacientes amargam a falta de remédios.

Trabalho e educação evitam conflitos no presidio

http://www.jornalorebate.com/78/Reeducandoscuidandodahorta.jpg

A direção do Presídio, em São Simão, encontrou no trabalho e na educação a saída para amenizar os problemas provocados pela superlotação na instituição. O presídio foi construído com capacidade para 20 apenados, mas abriga mais do dobro de reeducandos. Deste número aproximadamente 30% participam de atividades dentro do Centro de Inserção Social, uma forma de ocupar a cabeça do apenado e diminuir espaço durante o dia, segundo o diretor, dar condições para que eles quando deixarem o presídio e encontrem fora dos muros uma chance de mudar de vida.

"Eles ganham uma chance para trabalhar e deixar o crime", diz o diretor da instituição, Cleidimilson Rodrigues Freitas. Muito em breve vamos ter um projeto que prevê a alfabetização de detentos. Isso será extremamente positivo", avalia. O administrador espera ver o projeto ampliado. Nos próximos dias o presídio vai ganhar também a casa do albergue, que falaremos na próxima. Além destas atividade internas os detentos mais disciplinados estão ganhando, aos poucos outras oportunidades. A horta nos fundos do presídio além de estar farta em verduras é oferecida como oportunidade de trabalho. E também há espaço para a arte. No pátio reservado para atividades de banho de sol os detentos desenvolvem o talento para a o artesanato. No local, mãos que antes agiam para aumentar a criminalidade, forjam aos poucos pequenas obras de arte e fazem os detentos reencontrar nesta atividade a alegria de viver. Os artesanatos feitos por eles e peças de madeira são revendidos e o dinheiro e encaminhado para o detento ou para a sua família.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS