http://www.jornalorebate.com/81/01.jpg
 Distrito Industrial e terminal portuário do Rio Paranaiba em São Simão - Go

São Simão – A cidade de São Simão no sul de Goiás tornou-se, o vínculo da navegação fluvial entre o Brasil Central e a Bacia da Prata e Atlântico Sul.

Através do sistema Paranaíba, Paraná, Tietê, de São Simão poder-se-á navegar no sentido de Minas, São Paulo, Paraná, Paraguai e Argentina. É um canal aberto por tanto para o Mercosul. São mais de 2.400 km navegáveis rumo ao Atlântico sul e 960 km de São Simão até Pederneiras - SP.

http://www.jornalorebate.com/81/02.jpg
Chatas carregando

São Simão possui Porto ou Terminal de Embarque, que têm Terminais de Embarques são as seguintes empresas, que exploram o ramo de embarque e desembarque: GRANOL, LOUIS DRYFEF, NOVA ROSEIRA, DNP, ADM e a Fábrica de Óleo Vegetais da empresa Caramuru que, também já conta com a fabrica de Biodisel, que só está aguardando a agenda do Presidente Lula para a inauguração.

Os terminais de embarques das empresas no Distrito Industrial são os pontos de partida ao Norte da Hidrovia Paranaíba, Paraná, Tietê que liga São Simão a Conchas, Pederneiras, Anhembi e Piracicaba a 160 km da Capital paulista, sendo que este trecho tem 960 km navegáveis.

No dia 15 de janeiro de 1998, foi inaugurado a Eclusa de Jupiá e com isto contamos agora com 2.400 km navegáveis que liga o Brasil Central através de São Simão, com os países do Cone Sul através da Hidrovia Paranaíba, Tietê, Paraná ao Lago de Itaipu.

DISTRITO INDUSTRIAL
 O Distrito Industrial está em franco desenvolvimento, sendo às empresas já instaladas são:
Granol – Comércio Industrial e Exportação S.A.;
Louis Dryfef comércio e Exportação Ltda;
Nova Roseira Armazéns Gerais Ltda.;
DNP Ltda.;
Seta Mineração Ltda.;
Caramuru óleo Vegetais Ltda.;
ADM Ltda.;

EMPRESAS QUE CONTÉM TERMINAIS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE:
Atenção todos os dados e números são do começo da operação das empresas.
LOUIS DRYFEF – Capacidade de Armazenamento Barracão de 60.000 t – Capacidade de carregamento 800 t/h;
Caramuru óleo Vegetais Ltda. – Capacidade de Armazenagem 18.000 t – Capacidade de carregamento 300 t/h.
ADM – Capacidade de Armazenagem
Capacidade de Carregamento 300 t/h, média dia 10 horas.
No ano de 1998 foram embarcados 79.000 t de grãos.

QUANTIDADE DE GRÃOS TRANSPORTADOS DE SÃO SIMÃO, VIA HIDROVIA, PELAS EMPRESAS INSTALADAS NO DISTRITO INDUSTRIAL, NO PRIMEIRO ANO 1.997.
Antiga Comercial Quintela, Comércio e Exportação Ltda............... 164.000 t
Caramuru Óleo Vegetais Ltda.................................................... 143.000 t
A.D.M.....................................................................................   90.000 t

O transporte de grãos e farelo de soja é feitos através das chatas graneleiras. Cada chata transporta em média o equivalente á carga de 200 carretas, ou seja, um comboio de chatas é composto de um empurrador e quatro chatas, portanto cada comboio transporta o equivalente a 800 carretas.

http://www.jornalorebate.com/80/POSTOFISCAL.jpg

http://www.jornalorebate.com/80/POSTOFISCAL4.jpg

A nossa equipe de reportagem deslocou até o posto fiscal a pedido de representantes de transportadoras, para que fossem verificadas as más condições do Posto Fiscal na divisa de Goiás com Minas Gerais, que pode até significar a vergonha Goiana. O Posto Fiscal é um dos mais movimentado do Estado, por onde passam 50% das mercadorias que circulam em Goiás, e por conta do distrito industrial as margens do rio Paranaíba, porém, as condições do posto não correspondem a sua importância, já que a entrada, o pátio está danificado e não há áreas exclusivas para atendimento aos motoristas, a poeira é terrível, onde os agentes fiscais atendem os caminhoneiros com os vidros fechados.

É bom lembrar que a unidade do Posto Fiscal, nunca passou por uma reforma se quer, com o tempo e a má conservação a tendência é acabar tudo se não houver uma reforma ou a construção de outro posto. Tentamos falar com dois fiscais que relataram que não podia falar sobre o caso, somente o chefe de turma senhor  Mario Sérgio Manso, procuramos o mesmo ele havia deslocado do posto e não pode falar com a nossa redação se havia alguma previsão de melhoras, reformas, ampliação ou a construção de outra unidade.

 

 Um Ladrão por nome de Flávio Oliveira Dias de 23 anos, morador em São Simão região sul do estado, foi preso em flagrante por furtos e roubo na noite do dia 01/08, às 17h00. Segundo a polícia, ele em companhia de outro bandido residente na Rua 13 no setor popular, que não foi localizado pelas policias de São Simão e União. Os dois deslocaram até a cidade de União de Minas no pontal do Triangulo Mineiro, em uma moto cor prata e arrombaram vários comércio e residência localizada naquela cidade. Os marginais utilizavam uma chave de boca para quebrar os tambores das portas que depois abriam com facilidade e roubaram centenas de CDs e Dvds, roupas, calçados, materiais de informática, celulares, cartões telefônicos, câmeras fotográficas, e vários utensílios. A PM de União saiu em uma camionete cedida pela prefeitura daquele município, fazendo rastreamentos pela região até chegar a São Simão. Chegando ao presídio recebeu o apoio da PM de São Simão que também já estava no encalce do ladrão, saíram na captura do meliante com um belíssimo trabalho do Comandante de União de Minas, Sargento Guimarães, soldados Nélio,   Lazarini e soldado Ferreira (robocop).

http://www.jornalorebate.com/80/Materiaisrecuperados.jpg
http://www.jornalorebate.com/80/PoliciaiseMateriaisFurtados.jpg
 Materiais recuperados
Policiais e materias recuperados
 

Trouxeram o larápio que após os policiais indagarem ele foi logo confessando, vários roubos no município de União de Minas, Limeira D'oeste, São Simão e Itaguaçú. E ele também entregou todos os receptadores que totalizou em média de 10 pessoas entre comerciantes da cidade que comprava a mercadoria roubada, todos foram conduzidos á delegacia e prestaram esclarecimentos, indiciados em TCO por serem primários e na seqüência liberados. E um dos compradores de mercadoria roubada pode ser processado por receptação por ter comprado mais de uma vez mercadoria furtada do mesmo ladrão. A maioria das mercadorias foi recuperada. O acusado que já cumpriu pena por furto á pouco mês estava em liberdade provisória, a delegada Èrica Teixeira lavrou todos os flagrantes pediu a permanência do réu em São Simão devido os crimes anteriores que tem para cumprir na comarca, após a decisão da justiça ele pode ir cumprir a pena em Iturama pelos roubos de União e Limeira. Flávio permanece preso á disposição da justiça. As operações contaram com o comando de União através do sargento Guimarães, Soldados Nélio e Lazarini. Com Apoio da Policia Militar de São Simão sob o comando do Cabo Bento, Soldados Wedson, Ferreira, e Ronaldo. E a Policia Civil comandada pela delegada Érica Botrel Teixeira e o agente Rildo Camargos. 

 No ultimo dia 16 de julho, pela manhã um vereador da cidade recebeu uma ligação anônima falando que havia visto uma pick-up jogando várias caixas de medicamentos fora e com tarjas do Governo Federal. A denúncia chegou até a promotoria, sendo que há um grave problema, pessoas vão na farmacinha do hospital e quase sempre a resposta é que não tem remédios, quando deram fé o ocorrido na cidade veio à tona.

As pessoas que jogaram os remédios fora, foram identificadas e convidadas a se apresentar na sala do Ministério Público. O Promotor de Justistiça Marcelo Fortuna procurou a procedência e porque jogaram fora. Os funcionários da secretaria de saúde alegaram que os medicamentos com validade vencida estavam sendo distribuídos para os postos de saúde já com a data de validade próxima do vencimento e como não foi procurado nos setores de saúde o destino era lixão. As pessoas que coletaram os medicamentos encontrados no lixão ficaram revoltadas, porque havia um grande numero de remédios para pressão alta, e os mais usados como captopril, enalapril, anticoncepcionais ciclo 21 e vários itens de medicamentos. Inclusive, os funcionários informaram que há um grande lote do ciclo 21 e se não forem pegos até novembro irão para o mato também. E todos serão incinerados.

O Governo guarda caixas de medicamentos quase vencidos que ficam estocadas na central de distribuição da Secretaria de Saúde em Goiânia e depois o caminho deles é o lixão enquanto muitos pacientes amargam a falta de remédios.

Trabalho e educação evitam conflitos no presidio

http://www.jornalorebate.com/78/Reeducandoscuidandodahorta.jpg

A direção do Presídio, em São Simão, encontrou no trabalho e na educação a saída para amenizar os problemas provocados pela superlotação na instituição. O presídio foi construído com capacidade para 20 apenados, mas abriga mais do dobro de reeducandos. Deste número aproximadamente 30% participam de atividades dentro do Centro de Inserção Social, uma forma de ocupar a cabeça do apenado e diminuir espaço durante o dia, segundo o diretor, dar condições para que eles quando deixarem o presídio e encontrem fora dos muros uma chance de mudar de vida.

"Eles ganham uma chance para trabalhar e deixar o crime", diz o diretor da instituição, Cleidimilson Rodrigues Freitas. Muito em breve vamos ter um projeto que prevê a alfabetização de detentos. Isso será extremamente positivo", avalia. O administrador espera ver o projeto ampliado. Nos próximos dias o presídio vai ganhar também a casa do albergue, que falaremos na próxima. Além destas atividade internas os detentos mais disciplinados estão ganhando, aos poucos outras oportunidades. A horta nos fundos do presídio além de estar farta em verduras é oferecida como oportunidade de trabalho. E também há espaço para a arte. No pátio reservado para atividades de banho de sol os detentos desenvolvem o talento para a o artesanato. No local, mãos que antes agiam para aumentar a criminalidade, forjam aos poucos pequenas obras de arte e fazem os detentos reencontrar nesta atividade a alegria de viver. Os artesanatos feitos por eles e peças de madeira são revendidos e o dinheiro e encaminhado para o detento ou para a sua família.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS