Morar em quitinete

Morar em quitinete

Por Paulo Zildene


Como o nome mesmo já diz, quitinete é um quarto com banheiro e cozinha. O local é preferência dos estudantes que migram de várias partes, entre eles, solteiros e divorciados. O preço é a opção, pois a economia é quase garantida.

Normalmente quem mora nesse local procura fazer dele um lar, ou quase. O silêncio só é quebrado quando pessoas desinformadas começam a fazer do local uma verdadeira balbúrdia.

O som alto. A dita cultura massificada da boquinha da garrafa faz parte do repertório. A dita dupla em evidência Bruno e Marrone não pára de tocar a noite toda.

A farra só acaba quando, não agüentando mais a zona, alguém liga para o dono do imóvel para acabar com a farra, pois nem a polícia montada consegue pôr fim à festa.

É bom viver em quitinete? É ótimo. Os quartos são divididos por uma parede fina, e que por sinal, escuta-se de tudo. Nas noites frias, lá pelas tantas da madrugada, ouvem-se os sussurros, e acredite, pode-se até fazer um pequeno esforço, mas escuta-se algo mais além da imaginação. Acredite, é verdade!

No dia seguinte, o tanque, local onde é para lavar roupas, vira o centro de maior informação. Não adianta a internet competir que não vai ganhar, pois a rapidez com que as coisas são contadas faz inveja a qualquer veículo de comunicação de massa de que se tem notícia.

O local é ocupado por quem quer colocar em dia a limpeza da casa, e resolve não acumular roupa suja ou mesmo fazer uma faxina geral.

Morar só tem lá suas vantagens. Existem condôminos que limpam a casa apenas uma vez no mês, aí, a casa da mamãe começa a fazer falta.

Lá pelas tantas horas, de barriga encostada no tanque, alguém mais curioso solta o verbo - quem mudou para o quarto tal? Ah, é fulano!

E esse é o assunto do dia, a zorra tá formada. O local onde era para lavar roupas vira centro de fofoca: “Deve ser um daqueles que vêm de uma dessas cidades que está transbordando soja pelos cotovelos, e que o fulano é solteiro, que possui um carrão”. Se for mulher, a macharada torce para ser solteira, linda e, de preferência, filha desses plantadores de soja que não têm onde colocar o dito produto, pois a safra recorde não cabe mais em seus silos. Se o condômino é divorciado e acabou de mudar, provavelmente a pensão o forçou a morar em quitinete, pois a mulher tomou tudo e o deixou na rua da amargura, aí, também é pauta para fofoca.

Bom, até aí, tudo bem: se não bastasse a dita fofoca, a quitinete vira ponto de encontro para os solteiros, aqueles que recebem seu namorado (a) e fazem de tudo para ninguém escutar o que rola dentro do quarto. A curiosidade já paira no ar, se a pessoa começa a receber gente diferente todos os dias, logo no dia seguinte comenta-se o que aconteceu. “Xi!, Fulana tá fazendo programa! Vai ver o pai cortou a mesada”, comenta alguém.

Mas, não é só de fofoca que se vive o dia-a-dia em quitinete, o ramo da construção civil vem impulsionando o mercado de trabalho. Hoje construir quitinete é um bom negócio. É dinheiro garantido.

O preço, além de compatível para quem precisa de um local para morar, já virou sinônimo de dinheiro certo. Cresce a procura e o local influencia o preço. Onde tem faculdade próxima, a opção fica mais cara, pois é o local mais visado para quem vem de outros estados ou do interior.

O valor varia de R$ 160,00 a R$ 500,00. Acredite! É um bom negócio construir quitinete, o preço no mercado está equivalendo a aluguel de apartamento de três quartos.

Paulo Zildene
É editor do Blog Jornalismo Político
www.jornalismopolitico.blogspot.com

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS