ECILA

José Milbs

Capitulo XX

Volta de rompante ao seu real e chuta um preço bem acima do que sabia valer o imóvel. Num gesto de suma simplicidade,minha mãe Ecila abre a bolsa, separa alguns reais de seu canhoto de cheques e pergunta ao homem de estatura alta e olhar sinistro: vou lhe passar um cheque no valor e amanhã o senhor vai no Cartório sacramentar a venda do imovel. E, virando-se para a mulher que ainda passava as mãos nos olhos, enxugando as últimas lágrimas, disse:vamos embora Luciana, porque você ainda tem que fazer meu almoço. Antes porém, ao se despedir do marido e das crianças, deixou escorregar em cada mão infantil algum dinheiro que serviria para remédios e brinquedos.

O sol ainda brilhava nas cordas estendidas dos quintais da favela paulistana quando minha mãe Ecila deixou o morro alegre, feliz, brincando com as pessoas que vinham, curiosas saber quem era aquela senhora bonita, elegante e falante que tinha ido tal livre e leve no gueto.

De braços dados com a linda negra Luciana, minha mãe Ecila se despedia desta gente que nunca a tinha visto e jamais, neste mundo, irá revê-la. Talves em sonho eles possam rever sua cor alva, sua mãos bem delicadas e pintadas de um vermelho suave e seu sorriso eternamento estampado numa face corada e linda.

Sua alegria era tanto que superiorizava a própria mulher que tinha sido alvo desta sua ação de solidariedade humana. Tomava para si todo frescor que flui da mente das pessoas que fazem este tipo de beneficio ao próximo. Se algum dos leitores duvidarem destas minhas palavras é só procurar no inventario dela e em São Paulo as pessoas citadas que ainda vivem e residem na região onde ela morou, amou e morreu. São Paulo tem muito em comum com Macaé. È bastante ver a historia de macaenses, paulistanos e paulistas para que se prove o que vejo de afetivo entre estes povos. Todos macaenses que se bandearam para paulicéia, seja no interior ou na capital fizeram história amplamente amalgamada à história de São Paulo. Desde Washington Luiz Pereira de Souza, Passando por Luiz Lawrie Reid ate chegar em miha mãe Ecila Maria de Lacerda Gama Gallo. Todos fincam o pé lá, revivem em São Paulo, (a grande provincia do Brasil) e não deixam esmorecer as saudades de suas raízes. JOSE MILBS DE LACERDA GAMA diretamente da Estancia Vista Alegre, sitio deixado pela minha mãe Ecila, segundo ela, para que nenhum de seus descendentes tivessem que morar em baixo de pontes).



anterior índice  

Jornal O Rebate