ECILA

José Milbs

Capitulo XVIII

As pessoas curiosas de tanto ouvir falar minha mãe Ecila falar de sua cidade e de sua gente perguntavam a Ecila se ela tinha condições de fazer uma pequena árvore geneológica, partindo de seu pai para se ter uma ideia dos galhos espalhados. Sem que fosse preciso com isso puxar as genéticas de sua mãe ou avós maternos.

Isto, segundo as pessoas amigas de São Paulo, ficaria para outra ocasiao.

Ecila disse que já tinha um primo dele, professor em Olimpia, interior de Sao Paulo, fazendo este tipo de trabalho. Disse ainda que Rothchuilde Mathias Netto era um dos mais ilustres descendentes da família Lacerda. Insistida, ela fez a seguinte explanação:

Mathias Coutinho de Lacerda tinha duas irmães, Mocinha Pequena . Mocinha teve um filho de nome Jonas Lacerda Coelho Pequena teve tres filhas, Maria, Gilda, Zizi e Cici. O próprio Mathias Coutinho de Lacerda, teve 6 filhos, Benedito Leonor Ondina Maria e ela, Ecila . Destas pessoas muitos se espalharam. Jonas teve 3 filhos, Rubens, Oberland e Estela.Maria teve uma filha, Gilda teve 4 filhos. Zizi teve 5 e Cici 12. Ai começa a se espalhar em toda a regiao esta genética.

Ecila, as vezes que ligava para Hothcheild Mathias Netto em Olimpia, dava alguns informes e ainda avisava da chegada de alguns netos que era incluido nos Lacerdas Mathias Netto e etc. Ela afirmava que um filho dele, Pedro Mathias Netto, cunhado de Lilia, ficou encarregado de terminar esta árvore genética.

Interessante notar que a maioria dos descendentes optaram pelo Judiciário e estao todos em altos cargos no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e interior do Rio de Janeiro. Interessante, volto a falar, nas ligações de nossas familias. Mathias, pai de Ecila, Pequena, irma de Mathias, mae de Gilda, Maria,Zizi e Cici. Espalhamento de gente por todo o lugar e regioes do Brasil.

Cabeças pensantes, alguns sendo encompreendidos pelo mundo comum dos humanos mais, todos, unidos no seguimento sanguineo de uma raça que, teimosa, nao se rende as injustiças e ao maltratamento dos humildes.

Aprendi muito com Ecila, minha mâe e amiga o quanto vale e o que significa “estar de cabeça erguida”. Estar de cabeça erguida nao é ficar empinado, posudo ou de nariz empinado e de olhar bobocado no inexistente. Ficar de cabeça erguida é nao se indimidar com os poderoros e jamais humilhar os desprovidos do poder.

È ser teimoso nas afirmativas, mesmo que estas nao sejam entendidas nas mentes empoeiradas de certas pessoas que nos cercam. Ecila, minha saudosa mãe, tinha e teve a coragem de sair do conforto de sua cadeira espreguiçadeira, pendurar sua bolsa cheia de cheques,dinheiro e documentos e ir na braba periferia de Sao Paulo, onde nem Policia tinha coragem de ir, acompanhar sua jovem empregada que, chorando lhe dizia de um derradeiro despejo. Nao se preocupou com segurança, bandidos ou policia. Pegou metrô, caminhou por vielas e foi lá. Olhou crianças empilheiradas num canto. Um jovem homem esquálido, de olhar sereno e puro, numa cama de esteiras. Viu a alegria de sua amiga/secretária,que as pessoas chamam de Empregada doméstica ao lhe apresentar aos filhos e marido.



anterior índice próximo

Jornal O Rebate