Manifestação do Movimento Feminino Popular (MFP) durante o desfile militar de 7 de setembro em Belo Horizonte - MG

http://www.jornalorebate.com.br/339/01.jpg

Nesta sexta-feira, 7 de setembro de 2012, as 11hs da manhã, um grupo de 40 mulheres rompeu as cordas que separavam o público da parada militar e entraram na avenida Afonso Pena logo após o último grupo do desfile oficial. Rapidamente duas ativistas abriram uma faixa com os dizeres: "Cadeia para os torturadores do regime militar", atrás desta faixa quatro mulheres seguravam duas bandeiras vermelhas do MFP. Em seguida formou-se três colunas de ativistas, cada uma portando um cartaz com a foto de um revolucionário executado e desaparecido durante o regime militar (1964/1985) e vestidas com uma camiseta com a estampa de um mapa do Brasil vermelho de sangue e sobre ele uma mãe com o punho erguido, tendo ao colo um filho morto baleado pela polícia.

As ativistas percorreram 1km da avenida Afonso Pena, da altura da prefeitura, onde estava instalado o palanque das autoridades, até o final da avenida na Praça da Rodoviária, gritando as seguintes palavras de ordem: "Cadeia já! Cadeia já! Para os criminosos do regime militar!", "Não passará! Não passará! O crime hediondo do regime militar!" e chamavam os nomes dos revolucionários assassinados respondendo todas juntas "Presente!". Grupo de populares, aplaudiram a marcha dessas mulheres.

http://www.jornalorebate.com.br/339/02.jpg

Apoiadores da luta distribuíram durante todo o desfile, milhares de panfletos do Movimento Feminino Popular (MFP), afirmando a luta contra o esquecimento, o perdão e a reconciliação com os criminosos civis e militares do regime militar. Uma faixa do movimento ficou aberta em frente ao palanque oficial durante todo o desfile militar, reafirmando a consigna desta luta. Participaram da manifestação militantes do MEPR (Movimento Estudantil Popular e Revolucionário), estudantes secundaristas e universitários, operários do Sindicato Marreta da Construção Civil, entre outros.

http://www.jornalorebate.com.br/339/03.jpg

O MFP integra a luta histórica de familiares e sobreviventes do regime militar fascista e tem desenvolvido uma série de atividades de denúncia e mobilização popular, conclamando as mulheres do povo a empunharem esta bandeira da luta pela punição dos criminosos, mandantes e executores de tortura, assassinatos e desaparecimentos forçados.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS