Sambas concorrentes na atual campeã Tijuca deixam a agremiação sem excelência no quesito

A atual campeã do Carnaval Carioca, a escola de samba Unidos da Tijuca completará 82 anos no dia 31 de dezembro vindouro, tendo três títulos em sua História. O 1º deles ocorreu em 1936. Já os outros dois foram conquistados nos últimos três anos (2010 e 2012) em cujo período a agremiação apresentou desfiles grandiosos, competitivos e eficientes. Haja vista que em 2011 ela foi vice-campeã. A escola de samba Unidos da Tijuca tem como símbolo oficial o pavão. Suas cores oficiais são o amarelo-ouro e o azul-pavão. Para o carnaval 2013, a agremiação mantém-se na tradição de não apresentar sambas com excelência na qualidade entre os concorrentes no concurso que realiza.
Assim, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, que para muitos dos chamados especialistas é ‘o mago', o enredo "Desceu num raio, é trovoada: O deus Thor pede passagem para apresentar nessa viagem a Alemanha encantada" não propiciou à Ala de Compositores da agremiação a produção de sambas que pudessem ser considerados de excelência na qualidade em letra e em melodia. Este é o caso do samba concorrente da parceria dos compositores Jorge Remédio (um dos coautores na parceria do samba vencedor de 2007), Gilberth de Castro, Doutor Jairo e Wanderlei Silva. O canto é abrilhantado pelo ótimo intérprete Wantuir (dentre outras ex-Unidos da Tijuca e Grande Rio).
Esse samba concorrente é acompanhado rítmico-musicalmente pela autointitulada bateria da Unidos da Tijuca, Pura Cadência, comandada pela batuta do mestre Casagrande. Outro samba concorrente que pode ser considerado como um dos melhores, ainda que sem excelência em letra e em melodia, é o da parceria dos compositores João Paulo, Duda SG, Alexandre Villela e Sidney Ribeiro. O canto está cargo dos próprios João Paulo e Duda SG que auxiliam enquanto primeira voz o intérprete Gonzaguinha (ex-intérprete oficial do Império Serrano). O acompanhamento rítmico-musical também é da bateria Pura Cadência comandada por mestre Casagrande.
Por fim, a registrar, a escola de samba Unidos da Tijuca conta com dirigentes que são considerados eficientes profissionais do mundo samba, ainda que todos não se oponham aos contraventores do jogo do bicho e outras pessoas do meio acusadas judicialmente de práticas criminosas. Nenhum desses dirigentes reivindica, por exemplo, o afastamento deles do maior espetáculo da Terra. Sobre isso o diretor de Carnaval da agremiação, Ricardo Fernandes, declarou ao jornal O Globo dia 22/02/2012, 4ª Feira de Cinzas, logo após, a escola de samba Unidos da Tijuca se sagrar campeã: "É possível hoje uma escola sobreviver sem os patronos. Mas querer que eles saiam do Carnaval, acho uma injustiça".
Ainda segundo afirmou Fernandes: "(Os contraventores do jogo do bicho e demais pessoas acusadas de práticas criminosas) são pessoas que dedicaram suas vidas às escolas. E não se deve misturar a vida pessoal com as presenças dessas pessoas nas agremiações". Por sua vez, o presidente da Unidos da Tijuca e presidente do Conselho Fiscal da LIESA, o empresário Fernando Horta explicou como nos últimos anos a agremiação se organizou de forma empresarial através de um departamento de Marketing e Comunicação que promove workshops e eventos para empresas: "De 2010 pra cá só a Comissão de Frente trouxe um faturamento de mais de R$ 3 milhões para a escola"; disse Horta.
*jornalista - é torcedor da Portela a Majestade do Samba.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS