Vitamina D: suplementos são úteis para o fortalecimento dos ossos

Relevantes estudos sobre a importância da vitamina D no organismo estão em andamento no mundo inteiro. Sabe-se que a principal função da vitamina D é regular a quantidade de cálcio e de fósforo na corrente sanguínea. Mas alguns pesquisadores sugerem que a vitamina D é bastante útil na prevenção de osteoporose, hipertensão, câncer e algumas doenças autoimunes.
Estudo realizado há dois anos e divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition revela que metade da população de adultos e crianças norte-americanas não tem níveis ideais de vitamina D no organismo. Nem por isso as pessoas devem recorrer a suplementos por conta própria.
“A dose diária de vitamina D recomendada internacionalmente é de 800 UI até 1.600 UI. Qualquer pessoa pode aumentar a quantidade de vitamina D de seu organismo adotando uma alimentação rica em peixes, como salmão e sardinha, bem como iogurte desnatado, leite e derivados. A exposição diária ao sol também promove a ativação da vitamina D em um composto biologicamente ativo”, diz a doutora Maria Cecília Anauate, reumatologista do Hospital Santa Paula (SP).
Nos Estados Unidos tem havido um aumento relevante nos testes que identificam a quantidade de vitamina D que as pessoas têm no organismo. De acordo com a reumatologista, pessoas que apresentam um quadro de osteoporose devem fazer a dosagem da vitamina D como rotina do tratamento e para diagnóstico de causas primárias de perda de massa óssea. “A suplementação com vitamina D é indicada em casos de deficiência evidente, principalmente em obesos, pessoas com mais de 60 anos e que tenham ossos fracos, já que ela auxilia na absorção de cálcio pelo organismo”.
Fonte: Dra. Maria Cecília Anauate, médica reumatologista do Hospital Santa Paula (SP) – www.santapaula.com.br
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS