AS DIFICULDADES DE AÉCIO

"Òtimo". Foi com essa expressão que o senador Aecio Neves saudou os números da pesquisa que dão 58% de intenções de votos a Dilma Roussef nas eleições presidenciais do ano que vem e o deixa atrás de Marina da Silva, com 16%. Aécio é senador por Minas Gerais, segundo colégio eleitoral do País e boa parte dos 1edo0% terão sido obtidos ali

O ex governador de Minas começa a encontrar dificuldades dentro de seu partido, sabe, a despeito das declarações em contrário, que Serra não o apoiará e Eduardo Campos, com 6% está bem próximo e próximo também de levar o apoio de algumas figuras do tucanato e do PMDB.

Aécio não é Tancredo, o governo de seu sucessor, também tucano, é um fracasso, e o senador mineiro, acusado de várias irregularidades, pode estar no limite de sua carreira política, o Senado, sem falar em sua fama de aventureiro o que traz à lembrança a figura de Collor de Mello. A comparação é inevitável tanto do alagoano com o mineiro como com o governador de Pernambuco, que, na verdade, joga para 2018.

Seria estranho se Aécio tivesse dito "péssimo". Mas deve ter sido o que sentiu.

Neste momento Eduardo Campos não é necessariamente o problema mais grave e preocupante de Aécio, embora seja um problema. Marina da Silva e seu jeito madre Teresa de Calcutá, essa sim, ameaça fazer um rombo de proporções elevadas no navio tucano.

O carisma que se atribui Aécio não parece ser mais que produto de marketing. Fora de Minas Gerais o senador não é quase nada em termos eleitorais e com Eduardo Campos, aí sim, no Nordeste, com certeza fica a deriva.

Atrair o PMDB é outra dificuldade. O partido é uma frente, tem o vice presidente e Dilma Roussef jamais abrirá mão de um político competente nas artimanhas e nos ajustes, como Michel Temer. Por maior que seja o descontentamento com o governo em seu partido, Temer leva a maioria consigo. São muitos cargos em jogo.

Pela primeira vez desde a eleição de FHC os tucanos poderão ficar órfãos na disputa pela presidência. Aliados até do PPS de Roberto Freire estão em debandada buscando rumos e bases mais seguras para sobreviverem.

É claro que uma pesquisa eleitoral medindo intenções de votos um ano e qualquer coisa antes das eleições de 2014 não significa nada. Mas é claro também que o governo Dilma Roussef consolidou as bases do lulismo e nada parece atingir a presidente. Qualquer hipótese que se formular sobre as eleições colocam Dilma como favorita

Um terremoto econômico de magnitude máxima seria o único fator a colocar em risco a reeleição da atual presidente o que vai representar 16 anos de governo petista e, certamente, criar dificuldades para qualquer oposição.

O "coronel" bolsa família parece estar funcionando a contento e como disse há dias um conceituado psiquiatra, "se há discordâncias no varejo, há concordância no atacado".

É um conceito interessante e os adversários de Dilma devem se debruçar sobre ele.

Mais ou menos como por maior que seja o osso, sempre há carne.

E para complicar a vida do senador mineiro o seu maior apoio dentro do PSDB é Fernando Henrique. É pouco. o partido hoje é uma colcha de retalhos com vários líderes ávidos de virarem presidente e ex, como já dizia um falecido humorista, "ex não é nada".

O paletó de Tancredo está ficando poído e o seu presumido herdeiro político começa a parecer um rei nu, quando fora das fronteiras de Minas, mesmo sendo cidadão carioca. Se solto em BH ou vai de táxi, ou não vai, não conhece a cidade.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS