ARTE EM DOIS TEMPOS

E de repente percebo que o tempo passa depressa demais, não sei se quero acompanhá-lo.
As notícias são rápidas, quando consigo digeri-las, elas já perderam a importância, ou caíram no esquecimento. Penso, será que a arte caminha na mesma direção? São tantas coisas novas que nos apresentam, tantas ferramentas tanta modernidade, a digitalização, o giclée, a promessa de que uma obra pode ser eternizada através da tecnologia, e eu fico assustada com tudo isso, como alcançar a tempo todas estas novidades?
Pergunto-me: será que os meus pincéis, os panos sujos, a delícia do cheiro forte da tinta em minhas narinas, as mãos borradas de cores diversas, a desordem por todo lado, a delícia do ato de fazer nascer uma obra, será que tudo isso em breve fará parte do passado?
Vejo os jovens que chegam cheios de idéias maravilhosas, ilustrações perfeitas, e nenhum pincel... Nenhuma espátula, nenhuma mão suja de carvão.
Sinto melancolia nestes momentos, do mesmo modo que sentiu minha avó em 1970 tentando entender porque o jeans, um tecido duro e sem caimento era uma coqueluche da época entre os jovens.
É assim, as coisas vão chegando hoje a uma velocidade muito maior que chegaram às nossas avós, e também não conseguimos acompanhar.
Quando era criança, e rabiscava as paredes, minha mãe me deu tela e tintas porque percebeu que ali poderia haver algum talento escondido...
Vi meus filhos crescerem sem riscar as paredes, apenas grudados nos vídeo games, minigames e coisas do tipo... Acho que meus netos nem vão saber o que é papel, lápis de cera, massinha de modelar, todas aquelas “ferramentas” que na época me despertaram para o mundo da imaginação e criatividade.
Hoje as “ferramentas” são outras, a maneira de criar é diferente, e são muito boas, apenas não tem mais o romantismo do velho atelier, onde os artistas faziam nascer maravilhas, apenas com sua imaginação, óleo de linhaça e algumas bisnagas de tinta, não existia a preocupação de estar ligado a um no brake por medo de perder horas de trabalho e sono.
E assim caminhando entre os versos e pincéis, éramos todos poetas e plenos, porque o ato de criar fazia com que todos os nossos sentimentos aflorassem.
Eram músicos, compositores, poetas, boêmios e contestadores, hoje são peritos em ferramentas tecnológicas... E o romântico idealismo se foi, permanece vivo apenas em nossa memória, e nos vestígios que ainda hoje guardamos daquele velho avental sujo de tinta.

Cristiane Campos
Maio 2007

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS