A MOEDA DE VÁRIAS FACES

Observadores internacionais – Tribunal Penal Internacional – que foram a Líbia atestar as condições em que se encontra o filho do ex-presidente Muamar Kadaffy estão mantidos isolados sem poder se movimentar. A decisão é de grupo tribal que mantém encarcerado o prisioneiro.

Não tiveram acesso ao preso e tampouco, lógico, verificar se os direitos do filho de Kadaffy estão sendo respeitados. A Líbia vive hoje um processo de completa desintegração, com uma autoridade central falida, mas o petróleo assegurado para as corporações que financiaram a derrubada de Kadaffy e os massacres de populações civis em mais de cinco mil bombardeios feitos por aviões da OTAN.

A secretária de Estado Hilary Clinton afirmou à imprensa que a decisão do governo russo de enviar helicópteros para o governo da Síria, mantendo o poder de fogo sobre os rebeldes, agrava a situação no país, “arrasta o país para a guerra civil que pode chegar ao Irã e a Turquia”.

É impressionante o cinismo dos norte-americanos e seus aliados os israelenses.

A privatização das forças armadas norte-americanas, a transformação da guerra num negócio lucrativo às claras – até então havia um certo pudor a cercar guerras – ameaça o planeta com uma guerra total de efeitos e conseqüências imprevisíveis.

É a ação de ISRAEL/EUA TERRORISMO “HUMANITÁRIO” S/A. A moeda de muitas faces. Bombardear populações civis no Afeganistão, devastar a Líbia, o Iraque, tentar encurralar o Irã e espalhar bases com armas nucleares pelo mundo, tudo isso é “defesa da democracia”.

Entre nós, América do Sul, contam nos dedos que o presidente da Venezuela vá morrer vítima de câncer para que possam se apoderar do país e reiniciar o processo de colonização interrompido por Chávez. O presidente registrou sua candidatura, é o favorito para as eleições de outubro e estava acompanhado de milhares de seguidores.

Tomaram posse da Colômbia, a maior colônia norte-americana na região e são parceiros de um governo que se associa ao tráfico de drogas desde Álvaro Uribe, cuja carreira política foi montada e financiada pelo megatraficante Pablo Escobar.

Um relatório divulgado pela imprensa norte-americana mostra que a CIA – Agência Central de Inteligência – traficou drogas para financiar campanhas militares na guerra do Vietnã e do Camboja, ambas amargas derrotas para os norte-americanos.

Um maluco entra num escritório no Alabama, no crime de maio, cada mês acontece algo semelhante, mata quatro e Obama se diz estarrecido.

Bradd Maning, soldado acusado de liberar documentos secretos para o site WIKELEAKS, está preso numa solitária, incomunicável, tal e qual os presos no campo de concentração de Guantánamo.

Tudo em nome do ATO PATRIÓTICO, que os brasileiros conhecemos bem, uma espécie ampliada de AI-5 e em nível mundial. Permite a tortura por exemplo como forma de interrogatório.

A imensa e esmagadora maioria do povo dos EUA não tem neurônios, mas catchup e mostarda no cérebro. Limpam os cantos da boca com as costas das mãos tal e qual John Wayne, numa demonstração que acreditam ser de poder absoluto sobre os povos do mundo inteiro.

A crise do capitalismo chega a Índia, um dos países do BRIC – BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL. Num mundo globalizado pela força das armas, do terrorismo de Estado, na geopolítica de dominação de ISRAEL/EUA TERRORISMO “HUMANITÁRIO” S/A, a crise não tardará a chegar ao Brasil.

O governo Dilma é como uma biruta desgovernada. Tenta manter-se equilibrado no fio da navalha sem sofrer cortes.

Não tem nem o controle das forças armadas brasileiras, das quais, a presidente, em tese, é comandante em chefe. Celso Amorim ameaça jogar sua história na lata do lixo.

A Síria é só um detalhe em toda a brutalidade do capitalismo que varre o mundo e tenta submeter a classe trabalhadora a mais cruel e perversa forma de escravidão de todos os tempos, pois que numa sociedade de espetáculo. Um espetáculo sórdido e patrocinado pela mídia de mercado.

Hilary Clinton é uma figura caricata. Sua declaração é um exemplo absoluto de hipocrisia.

Arrastar a Turquia, país aliado dos EUA a uma guerra civil e envolver o Irã é só um pretexto para uma realidade que desejam e planejam e será materializada quando a conveniência estiver no ponto ideal. E isso pode acontecer este ano, quando serão realizadas eleições presidenciais nos Estados Unidos e o jogo se torna mais cruel e perverso ainda.

O capitalismo está falido. O problema é a insânia dessa moeda terrorista de muitas faces e milhares de ogivas nucleares.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS