Uma pintora campista

Desejoso de conhecer a criação artística atual na pintura brasileira, li, em 2012, Pintura Brasileira Séc. XXI, organizado por Isabel Diegues e Frederico Coelho (Rio de Janeiro: Cobogó, 2011). Como os próprios organizadores advertem, não se trata de um livro que empreenda um levantamento exaustivo dos pintores brasileiros em atividade nos dias que correm. Eles também explicam que estão destacando os pintores mais conhecidos, reunindo apenas sua produção pictórica, já que muitos deles se expressam em outras formas de arte.

As artistas mais destacadas atualmente são Adriana Varejão e Beatriz Milhazes. Com razão. Adriana acaba de inaugurar uma mostra de sua criação no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Numa entrevista, ela disse que, em sua arte, tudo parece, mas não é. Parece pintura, mas não é; parece azulejo, mas não é; parece carne, mas não é.

Contudo, devo confessar que não percebi novidades na pintura brasileira da atualidade. Posso entender que estamos num impasse. Tudo parece esgotado nas artes de um modo geral depois das correntes pós-modernistas. Como, entretanto, não sou especialista, posso muito bem estar enganado.

A própria Adriana Varejão concebeu trabalhos que parecem retomar a Op Art e o Abstracionismo. Mas, como ela diz, pode parecer não sendo. Tratar-se-ia de uma retomada e de uma atualização sem compromissos com escolas. Este processo é vivenciado por todos os outros artistas enfocados no livro. Os quadros de Alex Cerveny parecem muito influenciados pela arte Naïf. Vejo, em Ana Elisa Egreja, muito do Fauvismo. Ana Prata tem quadros inspirados no Surrealismo e na Pop Art. Ana Sario se movimenta um pouco no âmbito do Cubismo. Já Beatriz Milhazes parece tangenciar o Raionismo e a obra de Fernand Léger. Vejo influências de Mondrian e de Paul Klee em Caetano de Almeida.

E assim em diante. O minimalismo da obra de Cássio Michalany tem muito do Abstracionismo Geométrico de Mondrian. Eduardo Berliner flerta com o Surrealismo. Gisele Camargo também tem marcas nítidas do Abstracionismo Geométrico. Luiz Zerbini tem traços do Fauvismo e do Abstracionismo Geométrico. As cores da pintura de Mariana Palma lembram o Fauvismo, com seus tons fortes e berrantes. O consagrado Paulo Pasta, mestre de toda uma geração de artistas, parece muito influenciado por Mondrian. Em Rafael Carneiro, vi muito do Hiperrealismo, assim como percebi influências do Abstracionismo Informal em Rodolpho Parigi.

Mas, neles todos, as correntes pós-modernistas estão misturadas: Conceitualismo, Neoconceitualismo, Neoexpressionismo, Minimalismo e Sensacionalismo, conforme definição de Stephen Little, no livro ... Ismos: para entender a arte (São Paulo: Globo, 2010).

Agora, vamos ao assunto central deste artigo. Entre as mais altas expressões da pintura brasileira atual, figura o nome de Lucia Laguna, nascida em Campos em 1941 e desde os anos de 1970 residindo no Rio de Janeiro. Depois de se aposentar como professora de língua portuguesa, ela estudou pintura, teoria e história da arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Os organizadores do livro dizem que sua obra é uma das mais consistentes da pintura brasileira contemporânea. Suas telas dialogam diretamente com a paisagem urbana do Rio de Janeiro e com a espacialidade do seu ateliê. Ela se expressa de forma esplêndida com a cor e colagens. Deixemos que a própria artista ilustre este artigo com um trabalho seu intitulado paisagem nº 50.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS