A inaceitável disparidade do uso da energia do petróleo

No momento em que se festeja no Brasil o início da produção de petróleo da camada pré-sal, é forçoso que se faça uma avaliação do cenário mundial e as implicações da oferta, pelo Brasil, de petróleo para exportação em futuro que se avizinha.

Além dos efeitos malignos do uso dos derivados do petróleo como fonte de energia e matéria-prima para a produção petroquímica, vale ressaltar o quadro excessivamente desigual de sua demanda, tornando os países mais pobres vítimas das agressões ambientais dos mais ricos pelo uso deste insumo.

A tabela abaixo demonstra com inegável clareza o desequilíbrio no emprego do petróleo como fonte de energia em diferentes países com diferentes níveis de desenvolvimento sócio-econômico.

País

Consumo de derivados (l/dia)

População (hab.)

Consumo per capita  (l/dia)

EUA

3.339.000.000

309.000.000

10,80

França

333.900.000

61.000.000

5,47

Brasil

318.000.000

180.000.000

1,72

Índia

413.400.000

1.300.000.000

0,32

Em alguns países centrais do capitalismo o uso de derivados de petróleo para a movimentação de veículos pode alcançar 70% do total produzido. Deste montante, uma parcela expressiva – cerca de 40% - é empregada em veículos de transporte individual cuja eficiência energética é baixíssima, não apenas na eficiência dos motores, mas sobretudo, no número de passageiros transportado por veículo.

O aumento da eficiência energética e a racionalização do uso da energia por veículos acionados por motores de combustão interna são objetivos prioritários e fundamentais de qualquer política energética conduzida por planos governamentais mais sérios. No setor transporte de passageiros e cargas existe potencial para a economia de até 30%, principalmente, no segmento de transportes de cargas.

Em alguns países europeus já existem políticas de incentivo ao uso de outros meios de transporte alternativos – como as bicicletas - ao uso de veículos de transporte individual movidos a derivados de petróleo, como as restrições ao estacionamento desses veículos em áreas específicas e a delimitação de áreas para a circulação desses veículos próximas aos centros de negócios e de serviços.

Outros países em situações críticas do ponto de vista ambiental já estudam aumentos na tributação desse tipo de veículos, empregando os novos recursos arrecadados em campanhas de incentivo e financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias para o transporte de pessoas e cargas.

Ao lado da profunda injustiça já sedimentada no uso de derivados de petróleo, é, mais do que nunca, o momento de se pensar em ampliar ou não seu uso e agir no sentido de democratizar o uso da energia sem agredir o ambiente e as pessoas.

Resta claro, portanto, que o petróleo do pré-sal foi descoberto tardiamente. O petróleo está, a cada dia, se tornando um bem antipático. A inteligência deve suplantar o egoísmo e fazer com que ajamos na direção do bem estar de toda a humanidade, deixando de lado um patriotismo inútil e superado.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS