A burrice de Belo Monte

Obra maior do PAC, a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na região central do Pará tem tudo para produzir males em cadeia para sua região e para o país, sem falar na época em que se pretende iniciar sua construção.

    Para começo de conversa, a região escolhida para a barragem é habitada há séculos por comunidades indígenas. Belo Monte impactaria diretamente duas mil famílias na área urbana de Altamira, 813 na área rural de Vitória do Xingu e 400 famílias ribeirinhas. A Eletrobrás reconhece, ainda, segundo seu representante em Altamira, impactos diretos e indiretos sobre cerca de 10 comunidades indígenas, enquanto que antropólogos e pesquisadores falam em 14 comunidades.

    O principal obstáculo à construção é a Constituição Federal que obriga nestes casos que as comunidades indígenas envolvidas sejam ouvidas e que o Congresso Nacional se manifeste a respeito após auscultar as comunidades indígenas.

    Além dos impactos e burlas à Lei Maior do país, é muito fácil perceber os impactos sociais que uma obra deste porte vai trazer para a região. Belo Monte, se de fato construída, passaria a ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas das de Três Gargantas, no rio Yang-Tse, na China e a de Itaipu, no rio Paraná. Algo deste tamanho, numa área como aquela, atrairia para a região dezenas de milhares de pessoas interessadas num emprego com as consequências naturais desse processo de migração desordenada – favelização, violência, tráfico de drogas, prostituição e subemprego, é claro.

    Uma outra questão que merece reflexão será o impacto da obra na floresta circunvizinha. Evidentemente, a represa e o lago formado por ela irão inundar uma vasta área da nossa Amazônia. Some-se a isto a destruição da floresta a ser causada pela chegada de cerca de 100 mil trabalhadores, alguns com suas famílias.

    Finalmente, nenhum de nós desconhece o papel das grandes empreiteiras de obras públicas no financiamento das campanhas eleitorais. E estamos em um ano eleitoral!

    A civilização do século 21 carece de um novo projeto no que diz respeito à energia. Estamos consumindo o sujo carvão mineral desde a Revolução Industrial. O não menos sujo petróleo ainda é motivo de guerras e atritos, mesmo estando provados os males que sua queima traz ao nosso meio ambiente. As imensas barragens e os enormes lagos artificiais resultantes de sua operação servem para produzir energia elétrica para grandes máquinas produzirem toneladas diárias de garrafas “pet” e outros tipos de detritos que estão a afogar nosso mundo. Recentemente, chegamos ao absurdo de um país do chamado Primeiro Mundo exportar sorrateiramente ainda alguns navios recheados de lixo urbano para os portos de Santos e Rio Grande no Brasil. Seria cômico se não fosse trágico.

    Isoladamente, alguns países mais sóbrios já começaram a alterar seu modelo de produção e uso da energia. Reconheceram que nosso tipo de civilização produz e desperdiça energia demais. Partiram para a educação em massa focalizando uma mudança de hábitos na produção e consumo de energia. Estão desenvolvendo o uso de energias alternativas e estimulando a locomoção de pessoas a pé ou em bicicletas.

    Há outros que estão desestimulando a produção de bens e serviços grandes consumidores de energia. Optaram pela produção de conhecimento ou, como se diz hoje em dia, de tecnologia. Enquanto isso, nós aqui, continuamos alagando nossas florestas...   
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS