A Petrobrás é uma empresa privada

Existe muito idealismo na questão do pré-sal. Entretanto, os fatos já conhecidos demonstram claramente que a distribuição de áreas para exploração destas riquezas seguirá um modelo muito próximo ao estabelecido no governo do PSDB, baseado em leilões que objetivam, em última análise, a privatização de nossas reservas de óleo e gás.

O presidente da República é claro sobre suas intenções quando avalia que um modelo de exploração do pré-sal concentrado na Petrobrás dificultaria a execução de sua idéia de usar os recursos para "reparações históricas", como investimento maciço em educação e no combate à pobreza. Daí sua decisão de criar uma estatal para administrar as reservas do pré-sal que ainda não foram leiloadas, como antecipou recentemente

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão - um dos prepostos de José Sarney no atual governo - disse que o projeto definindo o marco regulatório para a exploração de petróleo na região do pré-sal será encaminhado ao Congresso Nacional em agosto.

Segundo ele, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) terá papel relevante no processo, sendo responsável por elaborar os editais para os blocos de petróleo que deverão ser leiloados, a exemplo do que ocorre em outras concessões.

No entanto, ainda não está fixado se o comando dos leilões ficará a cargo da agência ou da nova empresa que será criada para gerir a exploração da camada subterrânea de petróleo, de alta profundidade, onde estão as reservas. Na prática, os blocos do pré-sal serão leiloados como todos os demais blocos o foram até aqui, após a aprovação da lei nº 9.478/97. Nada mudou com o PT no poder.

Um outro fato, entretanto, passa desapercebido pelos nossos camaradas patriotas: a Petrobrás de hoje é, a rigor, uma empresa privada. Qualquer pessoa medianamente informada sabe que mais de 66% do capital da empresa está em mãos privadas, sendo boa parcela destas estrangeiras. Apesar de o Estado ainda deter a maior parte das ações com direito a voto, mais de 2/3 dos lucros da empresa são destinados a contas privadas.

Diante deste quadro, a posição de brasileiros favoráveis à Petrobrás fica bastante dificultada. Inicialmente porque o governo vai criar uma empresa exclusivamente para cuidar do óleo existente no pré-sal, devendo esta empresa realizar leilões para concessão de áreas à exploração de quem der mais.

Adicionalmente, como patrocinar a causa de uma empresa privada, com parcela ponderável de acionistas estrangeiros e com atuação internacional, frente a outras com o mesmo perfil?

A menos que o Estado volte a deter a maior parte do capital total da Petrobrás, a batalha que setores patrióticos de nossa sociedade estão travando carece de coerência. Na verdade, o que esses setores estão advogando é um privilégio para uma empresa como as demais do setor e que vai distribuir quase 70% de seus lucros para acionistas privados no país e no exterior.

Por outro lado, chega a ser engraçado que, em fim de mandato, o atual presidente da República esteja planejando usar recursos da produção de óleo e gás do pré-sal para a educação e o combate à pobreza...

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS