Energia e injustiça

A energia representa um dos fundamentos do Universo. Apesar de os físicos ainda desconhecerem seu processo de formação e estarem até hoje limitados às teorias pra explicar sua origem, um fato é incontestável: a formação do Universo envolveu a liberação de fantásticas quantidades de energia criadora, processo este que ainda se encontra em pleno andamento.

Nosso minúsculo sistema solar depende em muito da energia térmica e luminosa liberada por sua estrela central – o Sol – para a manutenção da vida e do meio ambiente em que vivemos. Fato relevante é que a energia solar é distribuída livremente a todos os recantos do sistema, respeitadas, evidentemente, as leis físicas. O intervalo de temperaturas prevalecente em nosso planeta, fruto da radiação solar incidente, é exatamente aquele que favorece as formas de vida que aqui existem. Afora isto, a energia solar tem hoje muito mais aplicações, como conseqüência do desenvolvimento tecnológico da humanidade.

Em sua definição mais simples, energia é o equivalente físico de trabalho. Desde a descoberta do fogo, como forma de geração de energia na pré-história, passando pelas ineficientes máquinas a vapor da Revolução Industrial, até os modernos reatores nucleares, a produção de trabalho tem sido o objetivo. A produção de energia para o acionamento de máquinas visou a execução de trabalho anteriormente executado pelo braço humano ou pela força animal. Esta mudança resultou no aumento da eficiência do trabalho e na liberação gradual do homem do trabalho braçal para que este se dedicasse, cada vez mais, ao trabalho intelectual criativo, trabalho este que propiciou a evolução da humanidade, estabelecendo-se, em razão disto, um círculo virtuoso de criatividade e progresso.

Com o passar do tempo e especialmente nos últimos dois séculos, entretanto, o uso de energia assumiu aspectos menos nobres. Com o advento do carvão mineral e, mais tarde, do petróleo e do gás natural, cresceu a concentração do controle das fontes de energia disponíveis e este domínio resultou no surgimento de conflitos, disputas e na exploração dos mais fracos.

Hoje, cerca de 40% da energia em escala global vem do petróleo e do gás natural, cujas fontes estão como nunca concentradas, tanto em termos geográficos como em termos de sua propriedade. O número de gigantescas corporações estatais e públicas que controlam mais de 90% da produção de petróleo e gás não ultrapassa uma dúzia. Não se deve, portanto, estranhar o absurdo nível de especulação que envolve os preços dessas “commodities”.

Apesar deste quadro, não há no horizonte qualquer vislumbre de alteração. As sociedades mais ricas sequer admitem rever seus padrões de consumo de petróleo objetivando reduzir sua demanda e, em consequência, seu preço, bem como diminuir o crescente impacto nocivo da queima de derivados de petróleo sobre a Natureza.

Por mais incrível que possa parecer, milhões de cidadãos norte-americanos têm por hábito ir à esquina de sua casa, comprar uma Aspirina ou uma Coca-Cola, ao volante de seus carrões, dotados de motores altamente ineficientes e não imagina viver sem esse tipo de “conforto”.

Ao lado disto e no mesmo mundo, bilhões de cidadãos asiáticos, africanos e latino-americanos não dispõem de energia nem de recursos para comprá-la para irrigar suas lavouras de subsistência. Em resumo, apesar de tudo, vale aqui lembrar que “o sol não nasce para todos”.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS