Quanto custa produzir petróleo?

    Para produzir petróleo e gás natural, as empresas perfuram poços em reservatórios subterrâneos anteriormente pesquisados. Normalmente a própria pressão do reservatório é a fonte de energia responsável pelo escoamento (ou elevação) do óleo e do gás até a superfície. No Oriente Médio, a pressão dos reservatórios é alta e se mantém por longo tempo. Esta pressão natural, entretanto, se reduz com o tempo.
    A partir deste ponto, o petróleo deve ser extraído por meio de processos artificiais de recuperação. De início, temos a “recuperação primária”, operação executada por meio de processos de elevação artificial, sendo o mais usual o bombeamento mecânico. Com o tempo, este processo se torna ineficiente e caro, sendo necessários processos de “recuperação secundária”. Dentre este, o mais comum é a injeção de água no reservatório objetivando elevar sua pressão e permitir a extração o petróleo.
    Eventualmente, serão necessários processos de recuperação terciária que consistem basicamente na injeção de vapor d’água, gás carbônico e outros gases ou aditivos químicos visando ampliar o fator de recuperação do petróleo. Mesmo assim, nem todo o petróleo de um reservatório é extraído. Limitações geológicas, técnicas e de custo impedem sua extração total.
    Os fatores que afetam os custos de produção de petróleo são dois: as características do reservatório (pressão, profundidade, etc.) e as do petróleo (densidade, viscosidade e outras). Em razão do fato de esses fatores variarem bastante de uma locação à outra, o custo de produção também irá variar. A tabela a seguir indica exemplos de custos médios de produção (sem tributos) de um barril de petróleo em 2007, segundo dados da Agência de Energia dos EUA.

 

Região

Custo de produção (US$/barril)

África Ocidental

4.00

Canadá

8.30

EUA

6.83

Petrobrás (Brasil)

8.60


    Além desses custos diretos, associados à extração, há outros custos relacionados à pesquisa e desenvolvimentos dos campos, chamados “custos de descoberta” ou de investimento. Estes também variam muito em função da região. A tabela abaixo indica custos de descoberta médios para algumas áreas do globo:

 

Região

Custo de descoberta (US$/barril)

Oriente Médio

5.26

EUA (no mar)

63.71


    Apesar dos avanços tecnológicos permitirem que se descubra petróleo em locações cada vez mais remotas e profundas, como na Bacia de Campos e no Golfo do México, o peso dos investimentos necessários para tanto pode inviabilizar um projeto.
    Enquanto nos EUA os custos de investimento e extração irão crescer em função do esgotamento das reservas nos campos terrestres e o crescimento da produção no mar, no Brasil esses custos também irão aumentar em decorrência das novas descobertas ocorridas no mar, em lâminas d’água cada vez maiores e em ambientes geológicos inteiramente novos.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS