PRR2: Tribunal absolve delegado processado por Eduardo Cunha

Desembargadores e MPF não veem crime contra a honra de deputado

Acompanhando a opinião do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) ratificou a absolvição do delegado Cláudio Nogueira, da Polícia Federal, na queixa-crime em que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o acusou de caluniá-lo em 2010. O deputado tinha recorrido contra a absolvição do policial pela 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro, em 2013. Nesta 2ª feira (9), a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) tomou ciência do acórdão (decisão colegiada) publicado em fevereiro (proc. nº 20105101807245-0).

O recurso do deputado federal foi negado pela maioria (dois votos a um) da 1ª turma do TRF2, que teve entendimento similar ao da PRR2. No parecer do MPF sobre o recurso, o procurador regional da República Paulo Fernando Correa tinha opinado que a absolvição do acusado era imperiosa por falta de prova de que ele agiu com o dolo de caluniar e por não haver menção a delitos cometidos.

“Para se atribuir a alguém a prática da calúnia, teria sido indispensável a menção a um fato específico, a intenção de denegrir a imagem da vítima, ferindo sua honra, e a vontade de imputar fato criminoso que sabe ser falso”, afirma o procurador regional Paulo Fernando Correa.

A queixa-crime se baseou em declarações escritas pelo delegado federal em resposta à Corregedoria da PF/RJ num procedimento administrativo. Refutando a acusação do político, o TRF2 julgou que Nogueira não narrou nem imputou a Cunha ameaças ao então superintendente de fiscalização da ANP para favorecer um grupo distribuidor de combustíveis. O acórdão ainda descarta referências de que o político teria cometido delitos fiscais e de adulteração de combustíveis. A queixa-crime originalmente acusava o policial também por injúria, sendo que o Tribunal reconheceu a prescrição desse crime.


publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS