Um olho no peixe e o outro no gato: governo Dilma e direita se movimentam no tabuleiro

Ainda que os debates do segundo turno das eleições tenham sido polarizados em temos mais simbólicos do que programáticos – petismo versus anti-petismo, nordeste versus sul, respeito à pluralidade versus intolerância fundamentalista – a candidatura Dilma Rousseff reuniu em torno de si um amplo campo de esquerda.
Reuniram-se de dissidentes do PSB a apoiadores do PSOL, passando pelos movimentos sociais minimamente irmanados na ideia do combate ao retrocesso e na sinalização clara de que o próximo mandato precisa avançar mais em questões sociais e conquistas concretas para os trabalhadores.
Por sua vez, a oposição esteve muito próxima de ganhar as eleições e tem pautado para que o vencedor governe com o programa do derrotado, nitidamente baseado na austeridade fiscal, que em termos práticos significa manter os ganhos do mercado transferindo a conta para os trabalhadores.
Desde o fim do segundo turno, o caminho que a presidenta reeleita optará é uma incógnita, com sinais difusos, que ora acenam ao mercado, ora para os setores que sustentaram sua vitória. O anúncio dos novos ministros deverá ser a primeira sinalização efetiva de por onde o novo mandato caminhará.
Por hora, a esquerda aguarda esses sinais. Entretanto, há outras movimentações que merecem a atenção dos partidos e movimentos sociais, integrantes ou não da base governista, mas alinhados com a ideia de avanços sociais. São ações que efetivadas podem bloquear e comprometer os desejos de mudança à esquerda.
O primeiro deles se desenrola no Supremo Tribunal Federal. Ministros do STF, em especial Gilmar Mendes, articulam com líderes do PMDB a votação de uma emenda constitucional que altera a aposentadoria compulsória dos seus integrantes dos 70 para os 75 anos. Nos próximos quatro anos, metade da composição da Suprema Corte será alterada com a aposentadoria de ministros.
Na prática, a emenda retira o direito da presidenta Dilma de indicar os próximos ministros durante todo seu mandato e forma uma maioria no STF. A bandeira tem atraído o novo líder do baixo clero parlamentar Eduardo Cunha (PMDB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados. Resumindo de forma simplista, Mendes e o PMDB se comportam como aquele juiz de futebol de várzea que prorroga os acréscimos da partida infinitamente até que seu time ganhe.
A segunda movimentação a receber atenção a curto e médio prazo são as manifestações dos setores que apoiaram a candidatura Aécio Neves e que pedem a supressão da vontade popular manifestadas nas urnas, seja por um impeachment, seja por uma “intervenção militar”. Sua motivação não é baseada em nenhum argumento legal ou racional: simplesmente não aceitam as regras da democracia, em se reconhecerem como minoria e derrotados.
Até o momento, essas mobilizações receberam a adesão de poucos milhares e estão limitadas a um caráter folclórico, como a foto que circulou nas redes sociais de uma senhora pedindo “intervenção militar por 90 dias”. Provavelmente, uma descendente, ideológica de Carlos Lacerda na vontade golpista e na ingenuidade de quem foi derrubado pelo mesmo veneno, ao ter cassado dos direitos políticos pela mesma ditadura que articulou e apoiou.
Porém, até quando esse setor, mesmo que minoritário, irá se contentar apenas com as caixas de comentários das redes sociais e com seus pequenos atos? E quando os manifestantes perceberem que suas ações são de fato ineficazes para seus sonhos golpistas, simplesmente irão para a casa?
Com exceção dos latifundiários e seus jagunços, a direita brasileira nunca precisou de organizações paramilitares e milicianas, porque sempre teve o Estado para fazer o seu serviço, mas o exemplo venezuelano de provocar tumultos e promover a violência está bem próximo e pode ser uma inspiração dos defensores doapartheid social brasileiro.
Há, por fim, a mídia. É verdade que Dilma Rousseff se elegeu apesar da campanha midiática contra a sua candidatura, mas isso não significa que tenha derrotado os proprietários dos meios de comunicação e seus veículos. Em parte, é uma resposta à própria política complacente e vacilante, que o primeiro mandato teve até agora com esse setor político-empresarial.
Enquanto os partidos políticos se ocupam apenas da fisiologia do poder, tem cabido à mídia a responsabilidade de dirigir ideologicamente a direita e de fazer a batalha das idéias. A Operação Lava-Jato é didaticamente ilustrativa.
A ação da Polícia Federal se refere a um esquema de corrupção existente há pelo menos 15 anos, portanto, desde o segundo governo Fernando Henrique Cardoso, envolvendo alguma das maiores empresas brasileiras, em especial as empreiteiras e, ao que se sabe, um quinto do Congresso Nacional e todos os seus partidos..
Em vez de ressaltar que uma ação como esta só pode ser realizada num ambiente democrático, o esforço midiático joga lama não nos investigados, mas sob o atual governo. Uma pergunta a se fazer é: houve uma investigação independente contra a corrupção realizada na ditadura militar?
A capacidade da mídia de tornar o falso em senso comum é suficiente para convencer até mesmo o atual ministro da Justiça, que por sua postura mais vez vacilante, assim como no episódio da reforma política em 2013, já seria suficiente para desautorizá-lo a permanecer num segundo mandato.
Note-se que o Congresso Nacional não consta nas listas das preocupações. Isso, porque se trata de um caso perdido. É evidente que sua futura composição impedirá qualquer avanço social que passe pelo Parlamento, incluindo a reforma política, a menos que seja fruto de uma poderosa mobilização popular.
E esta, sim, deveria ser a principal preocupação da esquerda brasileira no próximo período: independente de siglas e legendas, de atuar no campo institucional ou nas ruas, partidos ou movimentos sociais, é necessário criar uma frente de esquerda social capaz de mobilizar e pressionar para que as verdadeiras reformas estruturais se realizem.
O governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro já sugeriu quais deveriam ser as bases de unidade desta frente: impedir o sequestro do Estado pelo capital financeiro e ampliar os canais de participação popular.
Os movimentos sociais, também favoráveis à constituição dessa frente, também já pontuaram suas bandeiras: reforma política, regulamentação das concessões de comunicação, a questão da moradia e da mobilidade urbana, um amplo programa de produção de alimentos saudáveis combinado com uma reforma agrária verdadeira e a taxação das grandes fortunas.
O tabuleiro está montado e os próximos movimentos das peças brancas e pretas serão decisivos para o desenrolar do jogo.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS