Futuro com sustentabilidade

Em sessão na Alerj, autoridades conhecem o Planejamento Estratégico do Norte-Noroeste Fluminense

“Esse é um projeto que tem em sua premissa a sustentabilidade”.

A frase deu início ao discurso do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, durante a sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, realizada nesta segunda-feira (09/05), que tratou sobre o Planejamento Estratégico do Norte-Noroeste Fluminense, projeto integrante do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região, o Prodesmar.

A apresentação foi um passo importante, já que pela primeira vez a sociedade, representada por autoridades como os secretários e deputados estaduais, prefeitos que atuam na região da Bacia de Campos e outros representantes, puderam conhecer mais detalhes do plano que prevê ações para o desenvolvimento econômico planejado e sustentável.

“A Petrobras está compromissada com a sustentabilidade e o Planejamento Estratégico para o Norte-Noroeste do Rio de Janeiro é um projeto que traz novas expectativas para a região a longo prazo. E é com essa visão que a empresa está nessa parceria com o governo estadual e com as prefeituras da região”, disse o diretor.

Carteira de Projetos

Após o histórico do Prodesmar, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy, explanou sobre a carteira de projetos prevista. Dividido por grupos o primeiro está voltado para aqueles arranjos produtivos revigorantes, tais como: petróleo e gás; pedras e rochas; cerâmica vermelha; naval; fundição; entre outros.

O segundo são aqueles já existentes e que devem ser consolidados, são eles: educação e saúde; vestuário; petroquímica verde; mobiliário; celulose e papel e pecuária.

E há ainda aqueles que podem expandir, a exemplo da aquicultura e pesca; educação; calcário; aeroporto-indústria, destacando aqui a questão do turismo, e polo de cultura. Outro ponto destacado pelo secretário é a melhoria da malha rodoviária da região com vista à integração entre os diversos arranjos produtivos.

Próximos passos

Ontem foi o primeiro encontro público que trouxe às autoridades e sociedade em geral esse conjunto de iniciativas que fomentará um futuro melhor para as cidades do Norte-Noroeste do estado. Com o fórum de discussões aberto, a Petrobras e os governos estadual e municipal definirão por onde os trabalhos deverão iniciar.

O projeto estratégico está disponível na íntegra no site do governo do estado. Para acessá-lo basta acessar no link http://www.rj.gov.br/web/seplag.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS