Agassiz Almeida depõe na Comissão da Memória e Verdade

 “Partiu do Pentágono, EUA, a estratégia e apoio aos golpes militares no Brasil e na América Latina.”

“Com o golpe militar de 1964, acreditavam os militares que nós tínhamos distribuído armas aos camponeses; ao contrário, foram eles que as entregaram aos latifundiários, e daí surgiu um sistema paramilitar montado pelos grandes proprietários rurais.”

Com grande expectativa, depôs perante a Comissão da Memória e Verdade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, com destacada cobertura da imprensa, o ex-deputado estadual e federal Agassiz Almeida, cujo depoimento teve ampla repercussão no país, pelos dados apresentados sobre as causas que desencadearam os golpes militares no Brasil, em 1964, e nos demais países da América Latina.

Eis alguns trechos do seu depoimento:

Esta convocação que me fizestes tem um profundo significado histórico, sentimental e político; ela me remete há mais de 50 anos atrás, quando aqui, neste cenário, embalamos os sonhos e ideais de uma geração que carregava o condão revolucionário.
Que pesados tributos pagamos por nossa utopia! O que construímos e legamos? Rompemos os parâmetrsos do atraso e de séculos de opressão. Em que povos do mundo tremulavam os ideais das gerações de 60 e 70 do século passado?
No Vietnam, Cuba, Venezuela, França, China, Brasil, enfim, por todas as nações.
Que trabalho de construção histórica realiza esta Comissão e tantas outras pelo Brasil afora? Quantos desafios enfrentastes? Quantos obstáculos vencestes. O que presenciastes tantas vezes? O escárnio e o ódio surdo dos torturadores e genocidas. Quantas vezes ouvistes daqueles que só sabem olhar o seu oportunismo: “Para que mexer no passado? O passado já passou.” Não! O passado está aqui entre nós e nos fala nas lições dos nossos antepassados.
O homem é acima de tudo um ser histórico.
Direcionamos, senhores membros desta Comissão, o nosso depoimento para a análise desses fatos. Que poder com força hegemônica dominava o cenário político-militar no Brasil e em toda a América Latina nas décadas de 60 e 70 do século passado? O Departamento de Estado norte-americano.
Após a vitória da Revolução Cubana em 1959, por decisão do Pentágono, os exércitos latino-americanos entraram em estado de alerta no desideratum de deter os movimentos camponeses, sobretudo os das Ligas Camponesas no Brasil, cuja expansão despertou preocupação nos comandos americanos, chegando ao ponto de vir para o Nordeste a fim de conhecer as Ligas o senador Roberto Kennedy, irmão do presidente Kennedy, dos EUA.
Que estratégia o Pentágono adotou para a América Latina? Apoiar os grandes latifundiários militarmente com o fornecimento de armas pesadas.
Os massacres de camponeses no Nordeste do Brasil, na Bolívia, na Venezuela, na Nicarágua, tiveram as mesmas características, inclusive o tipo de armas pesadas empregadas. No Nordeste, as chacinas de camponeses, antes do golpe militar de 64, em que dezenas deles foram metralhados, ocorreram entre outras, nessas regiões: em Mari, na Paraíba;na usina Estreliana, em Pernambuco;na Chácara, em Alagoas, cuja ordem de mando partia de grandes latifundiários.
O massacre de Mari ocorreu em 15 de janeiro de 1963. No dia 30 de outubro daquele ano, eu como deputado estadual tive uma audiência com o general Justino Alves Bastos, em Recife, então comandante do IV exército, durante a qual relatei que o massacre dos camponeses metralhados e mortos em Mari teve o envolvimento de usineiros. Nenhuma providência ele tomou.
Que conclusão extraímos? Grupos paramilitares comandados por latifundiários do Nordeste se organizaram a fim de deter os movimentos de expansão das Ligas Camponesas.
Em toda a América Latina, com as mesmas características, esses grupos paramilitares com o apoio velado dos exércitos perpetraram covardes massacres contra os campesinos. Em 1º de abril de 1964, o golpe militar foi desfechado no Brasil, e posteriormente, com a mesma tipologia, outras quarteladas sucederam na América Latina.
Ressalte-se: àquela época, 60% da economia do Brasil se sustentava na agricultura.
Esta pergunta não quer calar: Por que logo nos primeiros dias do golpe militar de 64, Miguel Arraes, Seixas Dória, Agassiz Almeida, Francisco Julião, Assis Lemos, Gilberto Azevedo, Djalma Maranhão foram desterrados e presos na ilha de Fernando Noronha? Pensavam os estrategistas do exército que nós tínhamos distribuído armas aos camponeses, segundo eles, desembarcadas clandestinamente na Baia da Traição, Paraíba.
  
Obs.: Agassiz Almeida é escritor, ativista dos direitos humanos, autor de clássicos da literatura brasileira. Com o golpe militar de 64 teve o seu mandato de deputado estadual cassado,e foi demitido das suas funções de promotor de justiça e professor da UFPB. Foi desterrado e preso para a ilha de Fernando Noronha. (Dados colhidos na Wikipédia).

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS