COPA DAS COPAS

O primeiro  megaevento  brasileiro  ja  nos   confirma  no mundo como povo de boa vontade ...  sua autoestima como nação e descontroi o ódio, a mediocridade do viralatismo, o ódio a miscigenaçao e congregando toda a America Latina a se mostrar para o mundo. Os meios de comunicação brasileiros sempre ovacionaram a chamada "eficiencia europeia" para realização de grandes eventos. No entanto, a maior parte desta propaganda não condiz com a verdade.
 Nos anos que vivi na europa, passando por vários paises, não vivenciei nada que justificasse tamanha propaganda. Partindo desta constatação, percebi que o povo europeu na verdade é muito habilidoso em vender tal imagem para o mundo. Infelizmente o nosso povo não tem a mesma malicia. O brasileiro não sabe vender sua imagem. Ainda assim o Brasil é conhecido mundo afora como um povo hospitaleiro, alegre e festeiro. Nossa fama se alastrou pelo mundo mesmo com toda nossa incompetencia em vender essa imagem, simplesmente porque de fato nós somos assim.
 A copa do mundo no Brasil tem cada vez mais reforçado esta imagem para o mundo. Além do sucesso dentro e fora de campo, com uma explosão de gols não vista desde México 86 e integração absoluta de todos os povos, o evento tem mostrado que somos estremamete eficientes e organizados. O sucesso do Mundial é tanto que até o mais coxinha dos manifestantes contra a copa, se contagiou com o evento.
Não podemos esquecer também o papel fundamental da seleção brasileira para este processo. Vitor goleiro reserva em entrevista na Granja Comary declarou que os jogadores estão vivendo de forma intensa e com orgulho de representar uma nação de 200 milhões...  particularmente esse é um espirito que não vejo há muito...  entrevistado ontem pelo canal Sportv  o secretário da Fifa Gerome Valcke foi só elogios ao Brasil...  fazendo um papel completamente diverso do inquisidor preocupado e por vezes ironico  
Valche respondeu as perguntas como um homem calmo e satisfeito vendo um trabalho no qual esta envolvido realizado, os jornalistas como a midia em geral  foram muito negativos com o brasil, como de costume, e na absoluta falta do que criticar deram enfâse a questões como clima, brigas entre torcedores na rua, chegando ao ridiculo de falar que não esperavam tamanho numero de turistas latino americanos. Tais perguntas apenas me levou a crer que o jornalismo brasileiro não se enteirou das mudanças ocorridas no continente americano nos ultimos 10 anos ...  a união entre povos e criação de organismos de cooperação, além do clima de respeito e busca de suas raizes para investigar a historia e erros do passado. Vozes dissidentes nessa união tem sido sabiamente abafadas por suas próprias nações. Além de destacar a presença dos latinos americanos no Mundial, Valcke falou da enorme satisfação  vista nas ruas pela  educação e alegria dos brasileiros rechaçando um a um os pontos  colocados pelos jornalistas. Questionado sobre as váriações climáticas nos diversos estados do país, Valcke respondeu que não era a primeira vez que as seleções tiveram esta experiência, uma vez que o México e Estados Unidos possuem temperaturas similares.Questionado sobre o legado da Copa para o país o secretário geral da Fifa destacou que alguns legados já estavam sendo deixados como por exemplo o Amazonas, um dos lugares mais subestimados por todos e tido como candidato a elefante branco, que criou um vôo direto de Madri para Manaus. Logo naquele calor tão decantado... por alguns espanhois insatisfeitos.
 Pelo jeito Manaus ganhou muito e turismo crescerá. O estadio bem administrado foi bastante usado em eventos desde a Copa das Confederações. Apesar dos elogios, Valcke foi um dos que tanto bateram na organização brasileira ao inicio de tudo. Lembro que a tensão chegou ao ponto de nossos dirigentes nao quererem negociar com ele.  Por isso, é muito bom vê-lo satisfeito com o andamento do evento. Em relação ao processo maciço de desinformação orquestrada pela mídia e markerting de viés politico direi...  muitos  estão reconhecendo tardiamente o erro de nao acreditar no seu pais, apesar de lucrar com ele. Quanto as vozes politicas que se dizem dissidentes... vimos um total  afastamento e esvaziamento das palavras  de ordem irrealistas estupidas que desconhece o próprio povo seus anseios e compromissos e essa é uma  condição sem a qual nao se faz politica sem conhecer o povo. As torcidas trouxeram  uma espontaneidade nitida dos latino americanos com suas cores diversas e sentimento de irmãos... isso garantiu muitas surpresas e garantirá muito mais. só o que parece nao ser surpresa para algumas cabeças pensantes é a pressão em torno da seleção brasileira que jogando em casa deve administrar uma grande expectativa criada pela nação.
 O orgulho e compromisso demonstrado pela equipe e que sempre foi o mote do esporte nos melhores momentos... parece ser ignorado pela imprensa que fomenta um pensamento coletivo de que a seleção está "descontrolada emocionalmente".  Ao meu ver tais comentários parecem um novo projeto do  fracassado de  "Não vai ter Copa". Mais um projeto com  desconhecimento da força do time e do pais ...   os dirigentes e o técnico já perceberam e contataram a CBF para  uma resposta clara a esses  sabotadores, algumas pessoas foram impedidas de  ir a Granja Comary fomentar notícias negativas.
 Enquanto isso a seleção esta atenta e chegou até as quartas-de-final da  #COPADASCOPAS e prometem muito mais. quem viveu já viu e quem viver verá.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS