SP PROMOVEU ATO DE REPÚDIO À DITADURA MILITAR

O Fórum dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e o vereador Eliseu Gabriel organizaram um ato em repúdio à ditadura de 1964, marcando o 43º aniversário do golpe militar que derrubou o presidente legítimo João Goulart e suspendeu a vigência plena da Constituição, iniciando um período negro de assassinatos, torturas, prisões, perseguições, cassações de mandatos, fechamento ou intervenção em entidades da sociedade civil, suspensão arbitrária de direitos políticos, banimentos, censura, ocultação de cadáveres e outros horrores.

O ato teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no último dia 3. Foram homenageados personagens marcantes da resistência à ditadura, como o então arcebispo de São Paulo D. Paulo Evaristo Arns, o jornalista Audálio Dantas, o advogado/teatrólogo Idibal Pivetta e os militantes assassinados Carlos Marighella e Joaquim Seixas.

Um dos momentos mais emocionantes foi exatamente o tributo ao lendário Marighella, na pessoa de sua companheira Clara Charf, que, aos 81 anos, irradia muita simpatia e calor humano, continuando devotada às causas justas. Em seu rápido discurso, ela destacou o papel das mães, esposas e filhos dos militantes, que, com seu sacrifício e coragem, deram contribuição inestimável à luta contra a tirania. Foi, ainda, lida uma poesia composta em memória de Marighella, em que se aproveitaram alguns versos que ele próprio escrevera.

O editorialista d'O Rebate Celso Lungaretti relatou as perseguições sofridas pela colunista e historiadora Neusa Cerveira, detalhando a forte atuação desenvolvida pela direita rancorosa na internet. Conclamou os presentes a contribuírem para a disponibilização da verdade às novas gerações, como alternativa à demagogia e falsidades dos néo-integralistas.

FORUM DE EX-PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Convida o companheiro e a companheira para participarem do ato em homenagem a Carlos Marighella, Carlos Lamarca, Idibal Pivetta ( César Vieira ), Teatro popular União e Olho Vivo e outros grandes lutadores da causa da Liberdade, a realizar-se no dia 03 de abril de 2007, terça-feira às 19:00h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, situada no Viaduto Jacareí, 100, Centro.

Esta é uma iniciativa do
Verador Elizeu Gabriel

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS