Secretária de Macaé é vítima de leucemia

"O REBATE" e um pouco da História de Andréia: Jovem Advogada, filha de nossos amigos e leitores Carlos Meirellis (Carlinhos) e Ana Riva Solon teve sua carreira interrompida, anda jovem, como retratou o DIÁRIO DA COSTA DO SOL Neta de Armandinho Solon, desportista e fotógrafo, autor de memoráveis fotos de Macaé e ex Jogador do Flamengo nos anos 34, 35 e 36. Corria em suas veias a tenacidade dos Meirellis da Estrada de Ferro e dos Solons. Sempre mantendo a simplicidade e a alegria junto a todos que a procuravam na profissão e na Assistência Social.. Uma grande perda que O REBATE perpetua em suas páginas. ( José Milbs de Lacerda Gama editor...


Doutora Andrea Meirelles faleceu neste domingo (17) devido a uma parada cardíaca

Foto: Tadeu Mouzer (photo: )
Foto: Tadeu Mouzer

Tunan Teixeira

Faleceu no último domingo, 17 de maio, a secretária de desenvolvimento social de Macaé, Andrea Meirelles, ex-presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. Doutora Andrea, que tinha 43 anos e lutava há dois contra leucemia, foi vítima de uma parada cardíaca na manhã de domingo, em Niterói.
Cidadã de participação efetiva na política social macaense, Dra. Andrea também foi vice-presidente do Conselho Municipal de Fiscalização das Aplicações dos Royalties do Petróleo (Comfarp), onde defendeu a participação da população no debate sobre os recursos dos royalties, assim como a transparência nas informações sobre o destino desses recursos.
Como presidente da OAB local, lutou pela instalação da 3ª Vara do Trabalho de Macaé, ajudando a sanar uma deficiência do município, e se esforçou por dar mais agilidade nos processos jurídicos.
Em nota no site da Ordem, o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, decretou luto de três dias e lamentou o ocorrido. “Recebo com dor a notícia do falecimento de nossa amiga e me solidarizo com a família e os amigos neste momento, em nome de toda advocacia”, declarou.
Andrea Meirelles deixou a presidência da subseção da OAB em fevereiro de 2014, quando assumiu o cargo de secretária de desenvolvimento social municipal, sendo substituída na Ordem por François Pimentel.
Como secretária, fez da luta pelos direitos humanos seu maior desafio, como informaram, em nota à imprensa, os funcionários de sua pasta no município. “Seu legado nos deixa exemplo de que as virtudes podem superar as vicissitudes e a vulnerabilidade, pois foi sempre presente nos momentos de enfrentamento e de conquista. É com profundo pesar que funcionários e assessores da secretaria de Desenvolvimento Social se solidarizam com os familiares nesse momento de grande dor. Jamais esqueceremos a advogada brilhante, mulher guerreira e defensora dos direitos humanos”, diz o comunicado, assinado por “amigos e funcionários” da secretaria.
O corpo de Andrea foi velado por familiares e amigos na manhã de ontem na Capela A do Cemitério Memorial da Igualdade, cercado de honrarias, e contou com a presença de diversos secretários do município, entre eles o secretário de educação, Guto Garcia; de ambiente, Gerson Lucas Martins; e o de limpeza de pública, Célio Chapeta; além do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio; e de representantes do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Depois, o corpo da advogada seguiu em longo cortejo sob supervisão de carros da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal, que liberaram as ruas da cidade até o Cemitério de Santana, onde o corpo de Andrea foi enterrado sob aplausos comovidos de amigos e familiares. Antes de deixar o cemitério, o Prefeito Aluízio falou sobre a perda de Andrea, enfatizando sua falta será mais sentida como pessoa. “A perda maior é a da pessoa, da família. Nada ocupa esse espaço, esse vazio que fica. A rotina que vem depois machuca, é o que dói mais”, disse, afirmando ainda que, para o municio, a perda é igualmente grande. “Acho difícil que a gente consiga encontrar alguém como ela. Era uma pessoa e profissional fantástica, inteligentíssima, de discernimento e ética inigualáveis. Tinha vocação para o que fazia”, falou o prefeito, antes de deixar o cemitério, visivelmente comovido.

Presidente da OAB de Macaé durante dois mandatos, e primeira mulher a ocupar o cargo da subseção, Andrea Meirelles começou sua carreira como estagiária e assessora jurídica no Sindipetro-NF, quando este ainda era uma representação regional do Sindipetro-RJ, e desde o início de 2014 exercia o cargo de secretária do desenvolvimento social da prefeitura de Macaé.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS