Todo apoio a ocupação do MST em Macaé-RJ

Sem Terra levantam acampamento em terra improdutiva. Foto: Guilherme Póvoas

 

300 (trezentas) famílias de trabalhadores rurais sem-terra ocuparam hoje na madrugada (da comemoração da independência do Brasil: 7 de setembro de 2010, dia do Grito dos Excluídos e durante o período do Plebiscito Nacional pelo Limite da Terra) a Fazenda Bom Jardim de 165 hectares situada no distrito Córrego do Ouro em Macaé –RJ.
Este latifúndio foi vistoriado pelo INCRA em 2006 e considerado um latifúndio improdutivo que não cumpria a função social e ambiental. A área de reserva legal não estava gravada no IBAMA e as áreas de proteção permanente também não foram protegidas. No dia 2 de setembro de 2010 foi publicado no Diário Oficial da União o decreto de desapropriação desta área. Esse passo para a desapropriação deve ser concluído, porém os trabalhadores não podem esperar pela morosidade do Governo Federal.     
O MST organizou a ocupação da Fazenda Bom Jardim para cobrar do Governo Federal a conclusão da desapropriação. O objetivo do MST é construir um assentamento produtivo em harmonia com o meio-ambiente.
De forma mais urgente solicitamos o apoio às entidades sindicais e populares e aos parlamentares solidários ao processo de Reforma Agrária o DIREITO DE IR E VIR, pois algumas estradas estão privatizadas por fazendas particulares ao entorno da ocupação, o que isola a ocupação e por isso é necessário liberar as estradas de acesso à região para que os trabalhadores possam entrar e sair da ocupação, saindo do atual isolamento.

Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra-RJ
Mariane Teixeira



ARQUITETO E LIDER PETISTA, MOCTEZUMA PINTO,  ESTÁ NO LOCAL E ESCREVE AO EDITOR MILBS:

grande Milbs.

peço o apoio e ampla divulgação em seu valioso periódico de resistência democrática dessa matéria da ocupação da fazenda improdutiva Bom Jardim.

as famílias que lá estão (homens, mulheres e muitas crianças pequenas) precisam de apoio material e institucional para que possam finalmente realizar o sonho de plantar e colher no que é seu, trabalhar para si mesmos, produzir alimentos e democratizar a terra.

a estrada municipal (MC 52) foi PRIVATIZADA e FECHADA COM PORTEIRA COM A C-O-N-I-V-Ê-N-C-I-A ou O-M-I-S-S-Ã-O do poder público municipal, capitaneado por corruptos e escravocratas.

iremos até a via judicial para restaurar o direito de ir-e-vir e resgatar o que é PÚBLICO, no caso, a via de acesso à fazenda Bom Jardim, que vem de Córrego do Ouro passando pela fazenda Oratória.

amanhã,10 de setembro, às 11 horas da manhã, haverá uma MANIFESTAÇÃO em frente á porteira da fazenda Oratória para exigir a abrtura da passagem e permitir o ir-e-vir do povo do campo.

gostaria de sua presença e de ampla cobertura do tradicional O REBATE, que sempre atuou nas grandes lutas libertárias e no campo democrático da informação fidedigna, com divulgação à altura da história do titular do jornal.

eu estive lá ,ontem, visitando (um lugar mágico de tão lindo) aquela nova comunidade. tem muita terra plana e fértil, muita água, pequenos morros e matas de reserva florestal.

será desenvolvido um programa coletivo de plantio sustentável - PDF (Programa de Desenvolvimento Sustentável) - onde as famílias terão cerca de 1 ha a volta de sua morada e o restante da fazenda será coletivo, no plantio, no trabalho, nas colheitas e na renda, respeitando o meio ambiente e cumprindo na plenitude a função social da terra.

o agrupamento naquela comuna tem o patrocínio do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que fornece o apoio logístico, jurídico e político, além de organizar o projeto agrícola (eminentemente técnico). estarei apoiando com o projeto de implantação da vila rural e das casas, água, esgoto, e tudo mais que for da alçada da arquitetura e urbanismo.

veja no site do vereador Danilo Funke (www.danilofunke.com.br) as fotos COM LINK PARA BAIXAR e divulgar.

grande abraço 
do amigo

arq. Moctezuma Pinto (Moc)

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS