Liderança histórica dos camponeses é assassinado no sul do Pará

Nesta segunda feira foi encontrado o corpo do companheiro Luiz Lopes, uma das mais expressivas lideranças do movimento camponês do estado do Pará.

O Sr. Luiz foi encontrado morto com dois tiros na cabeça, numa característica típica de execução, próximo a fazenda Batente, município de Conceição do Araguaia.

O sr. Luiz foi um dos grandes mobilizadores da tomada da fazenda Forkilha, em 2007, tomada que foi duramente reprimida pelo governo de Ana Júlia Carepa (PT), em 19 de novembro daquele ano, na assim chamada operação “Paz no campo”, que na verdade significou um verdadeiro terror no campo para os camponeses em luta.

Nesta ocasião os camponeses foram expulsos da terra com enorme ferocidade promovida pelas forças de repressão do governo do estado, que inclusive torturou barbaramente a homens, mulheres e crianças.

Esta operação serviu como senha para os latifundiários locais organizarem pistoleiros abertamente para eliminar as principais lideranças do movimento. Desde então cerca de 12 companheiros foram assassinados, sendo que os mandantes, sabidamente conhecidos, continuam impunes, contando, incluisive, com a proteção do governo do estado.

Muitas lideranças já vinham sendo perseguidas, mesmo após inúmeras denúncias terem sido repetidamente fitas aos órgãos de governo, com a participação dos camponeses em audiências públicas, manifestações, denúncias por escritos e ações judiciais.

O assassinato do sr. Luíz acontece diante da impunidade de tantos outros crimes. Responsabilizamos diretamente os latifundiários, acobertados pelo governo do estado do Pará, na figura da governadora Ana Júlia Carepa, por mais este odioso crime contra os camponeses em luta pelo seu sagrado direito a terra.

A luta pela terra vem sendo criminalizada em todo o país, inclusive através da ação do supremo tribunal federal, sustentado e orquestrado pelo monopólio de imprensa para estimular e ainda banalizar esse verdadeiro genocídio dos camponeses e suas lideranças.   

Essa política criminosa, esse genocídio anunciado tem que ser barrado imediatamente. Convocamos a todos os que apoiam a luta pela terra, aos democratas e progressistas, a não permitir que mais esse crime fique impune!  

Pelo fim dos assassinatos no campo!

Pelo fim das ameaças e perseguições as lideranças camponesas!

Contra a criminalização da luta pela terra!
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS