Carta Aberta Ao povo de Montes Claros e região

Retransmitimos carta aberta enviada pela Liga Operária, Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas, Movimento Feminino Popular e Comitê de Apoio a Luta Camponesa ao povo de Montes Claros e Região

Montes Claros, abril de 2009.

Ao povo de Montes Claros e região,

Carta Aberta

Na ultima  segunda-feira, dia 6 de abril, estiveram na cidade deputados, senadores, ministros, governadores de 11 estados, o vice-presidente e o presidente. A reunião do Conselho da Sudene e a inauguração da Usina da Petrobrás movimentam as forças políticas desse velho Estado e suas articulações de campanha para as eleições de 2010, afinal para essa corja sempre é um momento propício.
Os latifundiários e os empresários acompanham com entusiasmo e expectativa a liberação de milhões, os incentivos fiscais, isenção de impostos e outras benesses da Sudene. E para o povo? Para o povo o que ficam são as contas!

Em meio da crise geral do sistema capitalista que tem levado ao desemprego milhões em todo país, o gerente de turno Lula/FMI/PT anuncia alegremente que é chique o Brasil emprestar dinheiro ao FMI! É chique??! De onde sairá o dinheiro para “emprestar” para a banqueirada internacional?

Para os aposentados e pensionistas não havia recursos! Para o aumento do salário mínimo foram míseros 50 reais! Não existe dinheiro para educação, saúde, estradas, reforma agrária, não existe dinheiro para nenhuma das reais necessidades do povo! 

Em todo país vivemos o caos da saúde publica com epidemias e surtos de doenças que poderiam ser prevenidas e tratadas. Não existem médicos, hospitais ou postos de saúde para atender quem paga impostos. Temos de tirar da boca de nossos filhos para fazer exames e consultas! Os medicamentos tiveram aumento de 8%!

Fazem barulho e estardalhaço dos recursos para o desenvolvimento do norte de Minas através da Sudene, mas o povo da região os trabalhadores do campo e da cidade se perguntam “desenvolvimento para quem?”.

O latifúndio financiado com o dinheiro da Sudene, nas décadas de 60, 70 e 80 expulsou os camponeses das terras, com milhares de famílias migrando para as cidades e vivendo na miséria.  Em todo norte de Minas é assim, aqui em Montes Claros podemos perguntar quantos parentes tiveram de vir pra cidade depois que suas terras foram roubadas pelos latifundiários.

Hoje são mais de 5 mil famílias lutando por um pedaço de terra no norte de Minas, na região do Projeto Jaíba são 800 famílias cadastradas desde 2003 aguardando sua terra, enquanto o latifúndio do Brasil e do estrangeiro se adona de todas as terras boas da região com o discurso de desenvolvimento, são japoneses, italianos, portugueses, alemães sugando as riquezas da terra e o sangue do povo.

As indústrias montadas com financiamento da Sudene e isenção de impostos estão fechadas! O parque industrial de Montes Claros tem quantas indústrias funcionando? Quantos operários empregados?

A Cotenor e Coteminas, do vice José Alencar, financiadas com o mesmo recurso, seguem demitindo trabalhadores desde o ano passado, e muitos desses operários continuam aguardando na justiça a liberação dos direitos trabalhistas.

O Frigorífico Independência demitiu mais de 500 trabalhadores da unidade de Janaúba, mesmo tendo recebido recursos do BNDS para manutenção da empresa.

Na produção do biodiesel o baixo custo da matéria-prima é assegurado intensificando a exploração do trabalho das famílias camponesas na agricultura familiar; e com o propagandeado agronegócio, que recebe bilhões de dinheiro público, e se mantém sobre as bases do trabalho escravo, os trabalhadores com carteira assinada são a minoria, a maior parte trabalha para “gatas” sem nenhum direito, com pagamentos miseráveis e na ameaça constante de não ter mais serviço.

É hora de dar um basta nessa situação de miséria e incertezas que pesa sobre os ombros do povo trabalhador! Convocamos todos a se levantar e lutar em defesa de seus direitos.

Só a revolução pode salvar o país e o povo da ruína completa! Somente com a revolução, com a destruição desse velho Estado e a construção de uma Nova Democracia, de operários e camponeses, poderemos alcançar o desenvolvimento que o povo do norte de Minas e do país precisa.

Convocamos todos trabalhadores, camponeses, comerciantes, donas de casa, estudantes, professores, a todos que com seu trabalho, suor e sangue batalham por uma vida digna e um futuro melhor a construir a Greve Geral em defesa de nossos direitos e contra esse velho Estado de burgueses e latifundiários, serviçais do imperialismo.

Terra, pão, justiça e uma nova e verdadeira Democracia!

Terra para todos os pobres do campo!

Viva a Revolução de Nova Democracia!

 

Liga Operária
Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas
Movimento Feminino Popular
Comitê de Apoio a Luta Camponesa
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS