Fiperj conquista a presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Dois Rios

Colegiado representa 12 municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste na construção de políticas públicas sustentáveis

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) acaba de assumir uma importante missão. Vai representar, no biênio 2015/2016, o poder público na presidência do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) do Rio Dois Rios, um dos nove criados por decreto estadual como colegiado participativo para promover e articular ações visando a construção de políticas públicas sustentáveis. Constituído pelas bacias dos rios Negro e Dois Rios, Córrego do Tanque e adjacentes e margem direita do médio inferior do Paraíba do Sul, o CBH Rio Dois Rios foi implantado em 2008 para atuar em 12 dos municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste que compõem a Região Hidrográfica 7 (a chamada RH7).

A representatividade do Governo do Estado foi oficializada no último dia 26 no Hotel Busky, em Nova Friburgo, em cerimônia que empossou como presidente o veterinário Licius de Sá Freire, chefe do Escritório da Região Serrana da Fiperj, que tem sede no município e atende a outras seis cidades. Definida por eleição, a Diretoria é integrada por duas vagas do poder público (a outra é da Prefeitura de Cordeiro, que conquistou a vice-presidência); duas de entidades da sociedade civil (dessa vez, o projeto IES-Brasil - Implicações Econômicas e Sociais, e o Centro de Estudos e Conservação da Natureza - CECNA); e duas de usuários de recursos hídricos, cadeiras ocupadas no próximo biênio pela Lafarge (fabricante de cimento) e Grupo Energisa, concessionária de energia que abastece Friburgo e arredores.

Estrutura - Além de Friburgo, na Região Serrana o Comitê Rio Dois Rios representa um universo de quase 400 mil pessoas dos municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena (Região Serrana); e ainda Itaocara (no Noroeste); e São Fidélis (Norte). O colegiado é constituído por Plenário (órgão máximo deliberativo com 24 membros titulares indicados igualmente pelos três segmentos da Direção); Diretório Colegiado (corpo responsável por coordenar administrativamente o grupo, com dois membros de cada segmento); e Câmaras Técnicas com grupos de trabalho. Com a experiência de coordenador da Câmara Técnica e membro titular do Plenário no último biênio, o agora presidente do Comitê adianta a proposta da Diretoria.

- O grupo recém-eleito pretende não só dar continuidade ao que está em andamento, como consolidar outros projetos.. Este novo modelo de gestão participativa é fundamental neste cenário de escassez hídrica que enfrentamos - destacou Licius.

Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (Sedrap), a Fiperj mantém mais 11 escritórios regionais com os quais promove ações de produção, suporte, assistência técnica e orientação em geral a pescadores e produtores de todo o estado, atua, por exemplo, na definição de alternativas para gerir a água. Segundo Nain Rocha, coordenador da Sedrap na Região Serrana, o CBH7 tem sido um importante parceiro em projetos de desenvolvimento econômico e sustentável dos recursos hídricos.

- Ter o Governo do Estado à frente do Comitê resultará, certamente, em avanços no desenvolvimento de toda a região. Com o trabalho em conjunto poderemos ampliar novas formas de proteção e uso racional de nossas nascentes - afirma Nain. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS