Macaé: COMO SE ALIMENTAM AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS?

Quem abastece as escolas municipais de Macaé?

As crianças estão satisfeitas?

São Paulo: autonomia a estudantes e evita desperdício

A “hora do recreio” nas escolas municipais de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, conta com uma novidade, inédita no Estado de São Paulo. Mais do que simplesmente mudar o cardápio oferecido na merenda escolar, a Secretaria de Educação de Guarulhos passou a adotar o sistema self service.

O projeto, que faz parte do Programa Alimentando Bons Hábitos, foi idealizado pelo Departamento de Alimentação Escolar e Suprimentos da Educação, com apoio de parceiros como a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade Idepe. A finalidade é incentivar os alunos a ter uma alimentação saudável, com o consumo de frutas e legumes, e orientá-los sobre noções de higiene antes das refeições.

“O balcão térmico, que vamos enviar para todas as escolas da rede municipal de ensino até maio, é apenas mais uma ferramenta do programa. A iniciativa desenvolve a autonomia da criança e contribui para uma alimentação mais saudável”, afirma a secretária-adjunta de Educação, Marisa Aparecida de Sá.

Outra vantagem do sistema self service é a redução no desperdício de alimentos, constatado em projeto-piloto realizado em março em algumas escolas municipais. “Antes da chegada do balcão, testamos a proposta nas próprias travessas em que era servida a merenda. Logo na primeira semana, observamos a diminuição de cerca de 90% no desperdício. É uma grande satisfação para nós ver que não sobra comida no prato, já que é muito chato prepararmos a alimentação com carinho e, depois, vê-la jogada no lixo. Agora, a criança se serve, escolhe o que quer comer e coloca o suficiente para saciar sua fome”, conta a cozinheira Elisabeth Lopes Paradella, que trabalha há três anos na Escola Municipal Gracira Marchesi Trama, no Jardim Santo Afonso.

Todas as cozinheiras da rede municipal de ensino participaram de atividades de formação para se adaptarem à adoção do novo sistema. A Secretaria de Educação de Guarulhos pretende estender os cursos de capacitação para todos os educadores. Além disso, os estudantes passaram a receber cartilhas educativas que mostram a importância de uma alimentação saudável.

“Quando a criança for a um restaurante com esse sistema, não haverá surpresa. Ela não vai sentir o que eu passei quando vi um balcão pela primeira vez e não sabia o que fazer. Com o self service, noto que os alunos se sentem importantes na hora da refeição”, conta a cozinheira Elisabeth Lopes.

Em Macaé existe graves suspeitas de má alimentação. Crianças ficam sem poder repetir seus desejos e alguns pais já pensam em procurar o Ministério Público. vamos averiguar isso...

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS