Câmara convoca secretário de Ordem Pública para esclarecimento

Em um ano e meio de gestão municipal, problemas relacionados à Guarda Municipal e conduta do secretário foram umas das maiores pautas debatidas no legislativo

De autoria do vereador Marcel Silvano, o requerimento que pede a convocação do secretário municipal de Ordem Pública, Edmilson Jório, à Câmara, para esclarecer a relação entre o comando da Guarda Municipal e os servidores daquela categoria, foi aprovado nesta terça-feira, 6, durante a sessão ordinária.

Há um ano e meio de gestão municipal, pro problemas relacionados à Guarda Municipal e conduta do secretário tomaram conta de grandes debates dentro do legislativo macaense e percorrem por meio de denúncias e críticas nas redes sociais, ruas e na mídia local.

Diante de tantos apontamentos negativos, o vereador Marcel Silvano tomou a iniciativa de apresentar este requerimento, para que possa ser esclarecido como é a lógica dessa relação entre a categoria e o gestor.

“As denúncias se multiplicam. Semana passada, recebi uma carta com apontamentos sobre o modelo de gestão da guarda. É muito grave quando ouvimos falar que comparam o secretário a um líder nazista e autoritário. Esse é um momento de entender as denúncias de assédio moral, perseguição, falta de estrutura. Acreditamos que, com a presença dele aqui, daremos um mínimo de atenção aos servidores”, disse Marcel.

De acordo com ele, esta é uma maneira de efetivamente colocar a Câmara a disposição dos servidores da Guarda, visto que não conseguem um diálogo saudável com o comando que recebe altas críticas por não oferecer qualquer resultado positivo. “Esse é um momento de buscar os guardas, entender as denúncias de assédio moral, perseguição, falta de estrutura, e acreditamos que com a presença dele aqui daremos um mínimo de atenção aos servidores”, explicou o vereador.

Ao final de seu discurso, quando agradeceu ao plenário pela aprovação do requerimento, o petista também falou que tem uma preocupação quanto a um curso de capacitação de guardas para armamento e tiro, conforme publicado em jornal recentemente. “Nessa realidade violenta que vivemos, esse não é o papel da guarda. Penso também que num momento em que a guarda não tem sequer um rádio comunicador e viaturas adequadas, não podemos discutir armamento”, criticou.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS