Marcel Silvano declara ser contra armamento da Guarda Municipal

Vereador afirma que armar a guarda não é caminho para uma cidade em paz

Diante de todas as polêmicas que circundam a Guarda Municipal de Macaé, na sessão de quinta-feira (24), mais uma vez a corporação foi tema de grande debate na Câmara de Macaé. Um edital publicado em um jornal da cidade, informando o pagamento de um curso treinamento de armamento e tiro a um servidor da GM chamou a atenção do vereador Marcel Silvano (PT), que demostrou preocupação com a possibilidade de se armar a guarda, como alternativa ao combate a violência.
O parlamentar lembrou que a corporação não tem como função o combate osteo à criminalidade e assim sendo não há razão para se treinar e armar a corporação. “No meu entendimento, esse é um passo para consolidar a guarda armada. Não acredito que arma seja solução para violência. É um assunto muito grave. Têm sido recorrentes as críticas ao comando que me levaram  a requerer a convocação do secretário para vir à Casa informar qual tipo de política a Guarda tem adotado”, disse Marcel.
O vereador lembrou que Macaé, assim como outras cidades da região do petróleo, enfrentam sérios problemas para garantir políticas públicas e melhoria de vida para a população. Enfatizou que os acontecimentos recentes nos bairros como Engenho da Praia, palco de uma chacina, que vitimou quatro jovens e no Lagomar, onde a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi alvejada por tiros.
Para o petista, enquanto a cidade discute a instalação de um porto na cidade, a região onde ele será instalado vem sofrendo problemas sérios de violência. “O porto criará uma ilha de desenvolvimento, envolta de um bolsão de miséria, não resolvendo os problemas daqueles bairros”, disse o vereador, reforçando que é preciso repensar o desenvolvimento da cidade, priorizar uma sociedade justa e harmoniosa. Para ele, o aumento de viaturas e efetivo da polícia até proporcionam a sensação de alívio, mas não resolve o problema.
“Acho que arma não é solução para a luta pela paz. Acredito que só a justiça gera paz. E injustiças não faltam na cidade. Arma não protege”, declarou ele.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS