Marcel cobra departamento de Comunicação na Câmara

O vereador criticou a possibilidade de a Câmara arcar com custos para produção de jornais de prestação de contas para cada parlamentar

Pauta constante de cobrança do vereador Marcel Silvano, a criação de um departamento de Comunicação, segundo ele, é fundamental para o exercício e comprometimento com a transparência e acesso às informações do legislativo. O assunto voltou ao plenário nesta terça-feira, 8, quando a discussão dos parlamentares era a prestação de contas do mandato dos vereadores.

“Precisamos consolidar o que venho defendendo: um departamento de Comunicação. Penso que a linguagem deve ser fácil das pessoas entenderem. Temos que convocar mais profissionais, jornalistas e prorrogar o concurso público vigente. É uma iniciativa que vai tornar a Câmara mais acessível, visível e transparente”, explicou o petista.

Prestação de contas

Na ocasião, Marcel Silvano esclareceu tem a prática de prestar contas à população das atividades de seu mandato e ressaltou a importância de toda a Câmara realizar esse processo. Segundo ele, toda semana, pessoas cadastradas em seu site recebem o resumo das atuações semanais e a cada três meses, em um espaço público, realiza o evento de prestação de contas, para o qual convida toda população. Além disso, produz um jornal periódico, onde apresenta as atuações do mandato.

“Pagamos, do próprio bolso, um jornalzinho com nossas atuações, defesas, onde coloco o valor do meu salário, quantos assessores eu tenho, os ‘ditos’ benefícios que tenho como parlamentar. É importante que a Casa possa dar esse tipo de informação à sociedade. A casa deve dar condições de que se acompanhem a atuação de cada vereador, não só aquele que tem vontade de fazer e deve acompanhar a atuação de cada um dos vereadores”, disse Marcel.

Um dos colegas parlamentares de Marcel sugeriu que a Câmara arcasse com uma cota junto a uma gráfica, para que os vereadores pudessem seguir o exemplo de Marcel na produção do jornal. Marcel discordou da proposta, defendendo que isso é possível ser feito com o valor que cada vereador recebe como benefício para exercer seu mandato. “Temos plenas condições, junto a nossa equipe de assessoria, compartilhar o valor. Em nosso mandato, imprimimos entorno de três mil copias do nosso jornal, composto de quatro páginas, o que nos custa cerca de R$ 800 a R$ 1000. E dá para fazer com nossa estrutura. Promover mais um custo para nossa atuação como vereador, vai ser difícil explicar à sociedade. Eu me preocupo com isso”, ponderou Marcel Silvano.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS