Alerta: marcada audiência para Mumia Abu-Jamal no dia 17 de maio

Publicado originalmente em www.cebraspo.com.br

Durante mais de um ano temos esperado notícias desta audiência tão crítica no caso de Mumia Abu jamal – o preso político que há 25 anos está no corredor da morte, condenado pelo assassinato de um policial branco em um julgamento reconhecido pela Anistia Internacional e muitos outros defensores de direitos humanos como sendo racista e injusto.

No dia 17 de maio, um Tribunal de Apelações da Filadélfia escutará argumentos orais sobre as violações a seu direito constitucional a um julgamento imparcial devido ao racismo e à postura política do juiz Sabo e do promotor McGill.

Durante todos estes anos Mumia buscou um novo julgamento para comprovar sua inocência nas cortes. Esta é sua melhor (e última) oportunidade de fazê-lo.

Se ele perder a apelação, o Estado não tardará em marcar uma nova data de execução ou em condená-lo à prisão perpétua. Seus inimigos da Ordem Fraternal de Polícia estão enfurecidos diante da possibilidade de uma vitória de Mumia e redobram suas campanhas subornos, mentiras midiáticas, difamação, intimidação e fustigação. Seu alvo mais recente é Donald Peyne, congressista de Nova Jersey, por ter atrevido a votar contra a resolução da Casa de Deputados de Washington DC a qual exige que o povo de Saint Denis, Francia, retire o nome de Mumia Abu-Jamal da avenida que leva ao estádio Nelson Mandela.

Devido ao massivo apoio internacional que o caso de Mumia suscitou nos anos 90, seu caso se tornou emblemático na luta para liberar todos os nosso presos e presas políticas.

Ainda que uma vitória nos pareça impossível em vista do poder do Estado e sua determinação de matar este homem, mais do nunca nas condições do fascismo imperante, há que recordar que os movimentos sociais conquistaram a libertação de muitos preos cujos casos pareciam perdidos (Nelson Mandela, Lolita Lebrón, Geônimo Ji-jaga, Dohoruba Bin Wahad, Juan Segarra Palmer, para mencionar uns poucos). Este é o momento de multilicar nossos esforços.

Haverá uma manifestação na Filadélfia no dia 17 de maio e várias ações em apoio a Mumia Abu-Jamal ocorrerão em torno do dia 24 de abril, dia em que el completa 53 anos de idade. Inlcusiveum concerto de hip hop em Nova York (com A-Alikes, Queen Gois, Imessiah Soul, C Rayz Walz, Seeds of Wisdom y Pat-riot) e um evento organizado pelo grupo Escritores para Mumia. A campanhapara colocar seu nome numa avenida do Harlen continua.

Esperemos que a urgência deste momento nos mova a fazer gestões para realizar eventos, escrever poemas, murais, ações, canções, pichações, performances teatrais, cartas, o que seja, para impedir sua morte e conseguir sua liberdade.

Enquanto isso, Mumia segue escrevendo seus ensaios dentro do corredor da morte, brindando sua clareza e solidariedade a todos os que lutamos por um mundo justo e livre.

Carta escrita pelo advogado de Mumia Abu-Jamal,

Dr. Robert Bryan, em 22 de março de 2007

Mais informações podem ser obtidas nas seguintes páginas:

1) www.mumia.org (Página internacional de amigos e familiares de Mumia)

2) www.freemumia.com (Página do Comitê de Nova York)

3) www.freemumia.org (Página de São Francisco)

4) www.trisonradio.org (Neste endereço Mumia lê suas mensagens semanais)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS