Brasil disputa 2 competições estudantis de carros tipo fórmula nos EUA

http://www.jornalorebate.com/67/EESC_USP_equipe_ok.jpg
Em maio, uma equipe de alunos da FEI disputa a Formula SAE em Michigan, e em junho, uma equipe de Sorocaba e outra de São Carlos disputam a Formula SAE West¸ na Califórnia.

São Paulo, 3 de maio de 2007 - Após vencer a III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE, em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro, a equipe Fórmula FEI, formada por estudantes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, viaja na próxima semana para os Estados Unidos, onde representará o Brasil na Formula SAE, competição estudantil organizada pela SAE International, e programada para ocorrer de 16 a 20 de maio, em Michigan. As provas reunirão 130 equipes, de 11 países das Américas, Europa e Ásia, e completar o desafio lançado aos estudantes de engenharia: projetar e construir carros tipo Formula SAE, segundo rígidas regras estabelecidas pela organização.

http://www.jornalorebate.com/67/F%f3rmula_FEI_ok.jpgEm junho, entre os dias 13 e 16, as equipes V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, e Solid Edge EESC-USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), segunda e terceira colocadas respectivamente na competição nacional, vão disputar a Formula SAE West, em Fontana, estado da Califórnia, EUA, também organizada pela SAE International. Esta competição reunirá 80 equipes, de 12 países das Américas, Europa, África e Ásia.

MUITO TRABALHO - Para alcançar o cobiçado título internacional, a equipe Fórmula FEI trabalhou desde outubro, no aprimoramento do projeto campeão e treinos de pilotos e equipe. "Estamos confiantes, pois nos últimos cinco meses trabalhamos apenas em detalhes minuciosos do projeto", comenta o capitão da equipe, Lucas Elias. Segundo o estudante, algumas adaptações, como regulagem dos sistemas de injeção eletrônica e troca do aço usado na suspensão, além dos testes, explicam o otimismo.

http://www.jornalorebate.com/67/V8_Facens_carro.jpgEm Sorocaba, a equipe V8, ganhadora de dois prêmios de destaque na competição internacional em 2006, e que garantiu a melhor classificação internacional do Brasil na categoria (18º lugar), trabalha para finalizar o carro de 230 quilos, 10% mais leve que em 2006. "Este ano, queremos ficar entre os 10 primeiros", avisa o capitão da equipe, Fernando Moura. A equipe também buscou melhorar o cock-pit para se adaptar à regra da competição internacional. A mesma estratégia foi adotada pela equipe de São Carlos. Além disso, os alunos da EESC-USP se empenharam em projetar e construir um novo chassi mais rígido, que resultou em uma melhor aerodinâmica, além de possibilitar uma melhor adequação dos pontos de suspensão.

"O projeto Fórmula SAE é um dos projetos mais interessantes da associação, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o programa proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado recebido em sala de aula.

SAE BRASIL - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS