Guerra contra a Síria respinga para países vizinhos − Líbano enfrenta grave perigo

Bashar al-Assad, Presidente da Síria

Há 18 meses, o presidente Assad da Síria avisou que a guerra contra a Síria inflamaria também países vizinhos:

Estamos cercados por países que ajudam terroristas e permitem que entrem na Síria – disse ele ao Ulusal Kanal, da televisão síria. Todos sabem que, se os tumultos na Síria chegarem a ponto de partir o país, ou se forças terroristas vierem a controlar a Síria (...) nesse caso tudo imediatamente respingará sobre países vizinhos e haverá um efeito dominó que atingirá países por todo o Oriente Médio.

Desde então, o Estado Islâmico (também chamado ISIS e ISIL) já tomou não só o leste da Síria, mas também a província de Anbar no Iraque, onde se prepara para um ataque ao Aeroporto Internacional de Bagdá e ao governo do Iraque na “Zona Verde” de Bagdá.. Vídeo a seguir:

Em cooperação com a Turquia, o Estado Islâmico sitiou o enclave curdo independente de Kobane no nordeste da Síria. A cidade provavelmente cairá, como o governo turco deseja. O bloqueio turco, que impede que cheguem reforços e suprimentos à resistência, inflama a população de 15 milhões de curdos que vivem na Turquia. A queda de Kobane pode levar ao fim do processo de paz entre turcos e curdos e a uma renovada guerra civil no sudeste da Turquia. Vivem na Turquia muitos refugiados sírios, e o país é um centro logístico do Estado Islâmico. O pessoal da segurança turca já está sob influência do Estado Islâmico:

Há sinais de um revide anticurdos e pró-islamistas, com a polícia turca gritando slogans do ISIS/ISIL quando ataca manifestantes curdos.

As forças de segurança turcas também reviveram o Hezbollah Curdo, que absolutamente nada tem a ver com o Hezbollah xiita no Líbano. A versão turco/curda foi secretamente criada pelos serviços de segurança turcos e é uma coleção de curdos sunitas radicais que querem implementar um Estado Islâmico e que foram usados como esquadrões da morte contra grupos seculares curdos pró independência. Nos últimos dias, esses grupos Hizbullah revividos, com apoio tácito das forças de segurança, atacaram manifestações pró-curdos organizadas pelo PKK curdo, mais secularista e dominante, e organizações a ele associadas. Ao longo da semana passada, cerca de 30 pessoas foram mortas em várias manifestações contra o apoio da Turquia ao Estado Islâmico. O número de mortos nos primeiros tumultos longamente planejados contra Assad em 2011 é semelhante a esse.

Terroristas da Jabhat al-Nusra, afiliada da al-Qaeda,
treinada e armada pelos EUA na Jordânia

A Jordânia, sul da Síria, é centro importante de atividades anti-Assad.

CIA está dando andamento a grandes programas de treinamento na Jordânia, onde refugiados do sul da Síria são treinados para lutar contra o governo sírio. Tão logo esses grupos de “rebeldes moderados” são mandados através da fronteira para lutar contra o exército sírio, muitos deles inevitavelmente desertam para o Estado Islâmico ou para a Frente al-Nusra, afiliada da al-Qaeda. Levam com eles as armas que recebem da CIA e dos estados do Golfo que os apoiam. O sistema chinês FN-6 portátil de defesa aérea fornecido pelo Qatar aos tais “rebeldes moderados”, foi usado recentemente pelo Estado Islâmico, para derrubar pelo menos três helicópteros do exército iraquiano. Por mais que a Jordânia tenha isolado os refugiados sírios em campos no deserto, partes da população jordaniana são também simpáticas ao Estado Islâmico. A Jordânia agora fechou as fronteiras para todos os refugiados, para isolar-se ainda mais contra a infiltração pelo Estado Islâmico. É possível que demore um pouco mais, para que a grande onda chegue às suas principais cidades.  

Da Jordânia, “rebeldes moderados” e islamistas da Frente al-Nusra avançaram na direção noroeste, ao longo da zona de demarcação das colinas de Golan com Israel, contra forças do governo sírio e rumo ao sul do Líbano. Esses grupos são protegidos de contra-ataques sírios pela artilharia de Israel e recebem parte do apoio com que contam, inclusive serviços médicos, diretamente do lado israelense. Sua tarefa é infiltrar-se por áreas habitadas pelos drusos próximas da Fazenda Sheba rumo ao sul do Líbano e atacar posições do Hezhollah libanês que hoje protegem o Líbano contra ataque dos israelenses. Israel também está continuamente provocando aquelas posições, por reconhecimento pela força. O Hezbollah reconheceu recentemente que tem respondido àquelas provocações, demonstrando assim que suas capacidades não foram reduzidas, apesar de estarem engajados também em outras áreas. Outros grupos de “rebeldes moderados” que apoiam a Frente al-Nusra andaram para o norte a partir da Jordânia e tomaram a importante montanha síria de Tar Harrah, entre as colinas de Golan e Damasco. Algumas forças do exército sírio estão agora apertadas entre os insurgentes nas colinas de Golan e os que estão em torno de Tal Harrah.. Esses dois bandos de “rebeldes moderados” avançaram graças a emprego massivo de mísseis antitanques TOWfornecidos pelos EUA.

Sistema de mísseis portáteis FN 6 ( China)

Essas forças no sudeste da Síria não são o único perigo no Líbano. Na fronteira leste, milhares de combatentes da Frente al Nusra, aqui em cooperação direta com combatentes do Estado Islâmico, ocupam a faixa de 80km de comprimento por 10 de largura, de norte para o sul nas montanhas Qalamoun libanesas. O exército sírio e forças do Hezbollah libanês atacaram aquelas forças durante o verão. Mas o terreno muito difícil, com cavernas e vales muito estreitos é zona ideal para a defensiva, e o progresso tem sido lento.

Os islamistas nas montanhas obtêm apoio e reforços através dos campos de refugiados sírios no leste do Líbano, como na cidade libanesa de Arsal. As Forças Armadas Libanesas, com o apoio do Hezbollah, tentaram afastar os militantes para fora dessas cidades, mas, com o inverno que se aproxima espera-se que mais militantes cheguem lá, e se infiltrem diretamente no próprio Líbano. Sunitas libaneses nativos, especialmente na cidade de Trípoli, no norte, também radicalizaram. Nos últimos dias houve vários ataques contra postos do exército libanês, em Trípoli e noutros pontos. Também têm havido ataques massivos contra pontos de controle, isolados, do Hezbollah, em várias áreas do leste do Líbano. Apesar do inverno que está chegando, no Líbano o calor aumenta de modo preocupante.

Trípoli e alguns pontos importantes no leste do Líbano têm forte e aberta presença de combatentes islâmicos. Também estão presentes noutras áreas, mas menos abertamente. Só nos subúrbios de Beirute, cerca de 30 mil combatentes sunitas refugiados da Síria em idade para combater ocupam campos de barracas, onde combatentes da Frente al-Nusra e do Estado Islâmico recrutam novos soldados, que usam para infiltrar-se ainda mais no Líbano.

ISIS/ISIL, com a proteção de Israel penetram no
Líbano percorrendo a estreita faixa de Quneitra (verde)

As Forças Armadas Libanesas (FAL) estão sob controle do governo de unidade, mas, como a facção sunita daquele governo não quer atacar outros sunitas, as FAL estão sendo impedidas de ter qualquer ação mais forte contra as atividades dos sunitas radicais. Partes das FAL também têm simpatias pelos combatentes do Estado Islâmico, e há notícias de soldados individuais das FAL que apoiam diretamente suas atividades.

Um ataque coordenado de forças radicais islamistas vindas pelo sul, com apoio de Israel, das montanhas no leste e de dentro de cidades libanesas, pode surpreender as FAL e até o Hezbollah. Esse tipo de grande ataque poderia ser coordenado num cenário maior com um ataque contra Bagdá e outros pontos dentro da Síria e possivelmente também na Turquia. Ataques desse tipo superariam não só as forças dos respectivos governos locais, mas também todas as capacidades internacionais de resposta.

O presidente Assad previu que os ataques contra a Síria respingariam sobre países vizinhos. Essa extensão ocorreu no Iraque, está atualmente acontecendo na Turquia, e o Líbano aparece como alvo frágil, que poderia ser tomado da noite para o dia. Só a Jordânia ainda parece de algum modo estável, por hora, mas, com combatentes do Estado Islâmico ali ao norte e leste do país, além de simpatizantes do Estado Islâmico dentro das cidades, é só questão de tempo, antes que a Jordânia também seja incendiada.

10/10/2014, Moon of Alabama
War On Syria Spills Into Neighbor Countries − Lebanon Now In Serious Danger
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

[*] “Moon of Alabama” é título popular de “Alabama Song” (também conhecida como “Whisky Bar” ou “Moon over Alabama”) dentre outras formas. Essa canção aparece na peça Hauspostille  (1927) de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weil; e foi novamente usada pelos dois autores, em 1930, na ópera A Ascensão e a Queda da Cidade de Mahoganny. Nessa utilização, aparece cantada pela personagem Jenny e suas colegas putas no primeiro ato. Apesar de a ópera ter sido escrita em alemão, essa canção sempre aparece cantada em inglês. Foi regravada por vários grandes artistas, dentre os quais David Bowie (1978) e The Doors (1967). A seguir podemos ver/ouvir versão em performance de David Johansen com legendas em português.

http://redecastorphoto.blogspot.com.br

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS