Com investimentos tanto do setor público quanto do privado, Educação a Distância avança e nasce novo mercado de universidades corporativas

Foi-se o tempo que a Educação a Distância (EAD) recebia parcos investimentos e era vista, salvo raras exceções, com ressalvas pelos brasileiros. A modalidade avança a passos largos no País todo. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que o número de inscritos em cursos de graduação a distância em todo o Brasil foi de 930 mil em 2010, ante 233 mil em 2005 - um aumento de mais de 300%.
O ano de 2005 é marcante na história da EAD porque é a data na qual o Governo Federal lançou o que é considerada a maior frente de investimentos públicos na modalidade: a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A instituição é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), estados e municípios para estimular pesquisas e programas de educação superior a distância. O projeto prevê, ainda, que os municípios tenham pólos presenciais com oferta de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência.
A proposta de uma universidade online apoiada pelo governo disseminou o estimula à EAD. No período entre 2004 e 2007, a quantidade de instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores nesta modalidade cresceu 54,8%, segundo o AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta a Distância). O mesmo estudo mostra que também cresceu a oferta de cursos de graduação: eram 10 em 2000 e 349 em 2006.
"UAB foi um marco no Brasil, tanto na EaD quanto no ensino superior. Sua criação parte de uma proposta pedagógica cooperativa, de apoio mútuo entre IES na busca pela ascensão e espalhamento do ensino superior no País", ressalta Cristiane César, especialista em EAD e tutora na PAFC, Programa Anual de Formação Continuada para os tutores da UAB.
Segundo ela, a UAB surgiu com a proposta de abrir 90 mil novas vagas. Segundo ela, "a expansão da EaD e dos alunos no ensino superior, a partir da UAB, é uma prova e um incentivo às iniciativas privadas de que esta é uma modalidade e uma etapa do sistema educacional brasileiro que vale o investimento".
Universidades corporativas - um nascente mercado
O crescimento da Educação a Distância deve-se, em boa parte, à ampla aceitação por empresas interessadas em usar as soluções de educação online para treinar seus colaboradores. Estimuladas pelas possibilidades de aperfeiçoamento contínuo oferecida pela EAD, muitas empresas reformularam seus programas de treinamento e criaram as chamadas universidades corporativas.
Atualmente, o Brasil já conta com diversas empresas especializadas em soluções para ensino a distância. Um exemplo é a curitibana CaféEAD. Criada em 2010, a empresa nasceu para oferecer soluções de e-learning e comércio eletrônico para programas de treinamento corporativo. Um ano e meio após sua criação, a empresa desenvolveu projetos para organizações de segmentos diversos como a Honda, Gol Linhas Aéreas, HSBC e SENAI, entre outras.
"O mercado corporativo foi rápido ao perceber a possibilidade de multiplicar exponencialmente o resultado de seus programas de treinamento", afirma Ângela Branco Moreno, gerente de tecnologia da CaféEAD. Para ela "as possibilidades de interação das modernas ferramentas de educação a distância já permitem a formatação de conteúdo igual ao ensino em treinamentos presenciais".
Fábio Simão, Coordenador de Educação a Distância das Faculdades Opet, avalia que "a cada dia, as organizações percebem a importância de qualificar seus colaboradores, e a EAD surge como uma alternativa muito atraente pelos resultados alcançados nos últimos anos".
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS