Inscrições para I Conferência Intermunicipal de Educação estão abertas

Macaé vai sediar nos dias 06, 07 e 08 de agosto a I Conferência Intermunicipal de Educação, com a participação dos municípios de Rio das Ostras, Casemiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé.  Com o tema "Construindo o Sistema Nacional e Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação", o encontro acontecerá na Cidade Universitária a partir das 19 horas. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira pela internet através do site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br).

O município contará com 70 representantes, os delegados eleitos na I Conferência Municipal, realizada no último dia 29 de junho,l que participarão dos eixos temáticos debatidos durante a Intermunicipal. Ao final do encontro será elaborado um documento a ser encaminhado para a Conferência Estadual, que ocorrerá em novembro, com a participação de 1000 (mil) delegados, eleitos nas Conferências Municipais, na sua maioria, e indicados por suas entidades com representação nacional e outros por seus órgãos de origem. Na Estadual, serão eleitos 82 (oitenta e dois) delegados para a Nacional.

A etapa Intermunicipal da conferência segue as determinações previstas pela organização da Conferência Nacional da Educação (CONAE) que acontecerá em Brasília em 2010. As conferências deverão ser organizadas pelos respectivos governos (federal, estaduais e municipais) e contar com a participação da sociedade.

Os eixos temáticos são: I-Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação, Financiamento da Educação e Controle Social.

Segundo a Secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a realização das Conferências Municipal e Intermunicipal em Macaé, demonstra o exercício de cidadania e integração entre os profissionais da rede de ensino e a comunidade.  “A prefeitura de Macaé está construindo um novo modelo de gestão baseado na participação da sociedade. E esse resultado pode ser conferido no sucesso que foi a 1ª Conferência e as mudanças que estão sendo feitas na rede”, avaliou.

Durante a etapa municipal foi criado o Fórum Permanente de Educação Municipal. Ele funcionará a cada quatro meses e seu objetivo maior é possibilitar a com que as deliberações e sugestões executadas durante a Conferência se transformem em políticas e ações voltadas para o desenvolvimento.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS