Novos cursos da UFRJ começam aulas em agosto

Prosseguem as obras de construção dos laboratórios e setores que irão receber os estudantes e professores dos cursos da área de saúde que começam em agosto na Cidade Universitária (Medicina, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia). Atualmente, a Cidade Universitária, é composta por dois prédios, um do setor administrativo e outro com 30 salas de aula.

Para atender à demanda dos novos universitários, estão sendo construídos dois laboratórios de Química, um laboratório de Física e um gabinete para os professores em frente ao prédio da Cidade Universitária. Já está em fase de licitação a construção de um prédio definitivo para abrigar laboratórios e salas de aula. Para melhor segurança e comodidade dos profissionais e estudantes, também estão sendo construídos um pórtico e uma guarita.
De acordo com o vice- presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, a área ao lado dos prédios atuais, também será dotada de laboratórios de pesquisa para os cursos de Enfermagem e Nutrição, quatro salas de aula e laboratórios das disciplinas de Histologia, Bioquímica e Anatomia. Estão sendo utilizados pré-moldados para que a construção seja concluída em curto prazo.

O objetivo das obras é garantir a comodidade e o melhor processo ensino- aprendizagem aos estudantes dos cursos de nível superior que serão ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com o funcionamento dos laboratórios dos cursos da UFRJ, a expectativa é que o município se transforme em um pólo de pesquisa da área biomédica.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que a prefeitura está trabalhando para que a partir de 2011 a Cidade Universitária receba cursos de engenharia. “As obras são importantes, pois cumprem as metas estabelecidas no convênio entre a prefeitura e a UFRJ. Este é o início das etapas de um projeto que tem tudo para ser histórico e único na interiorização da UFRJ. Com o desenvolvimento dos cursos de graduação da área de saúde estamos ajudando no crescimento de todo município e região”, ressaltou.

Joelson Tavares destacou que o investimento do poder público na construção de laboratórios e salas de aulas representa a preocupação com a qualidade do ensino. “Muitos destes laboratórios vão atender estudantes dos cursos de Licenciatura, o que vai refletir na qualidade do trabalho dos professores do município”, explicou.

Medicina - Estudantes do curso de graduação de Medicina terão laboratórios completos para estudar, comprovando o compromisso da universidade com o município e com o ensino de qualidade, mesmo no novo campus. É uma garantia de que os estudantes de Macaé terão as mesmas oportunidades que os graduandos que freqüentam as aulas na Ilha do Fundão. O vestibular para o curso de Medicina da UFRJ em Macaé foi muito concorrido: a graduação de Medicina foi à única que apresentou relação candidato-vaga maior no interior que no Fundão.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS